Quaternário de amônio: para o que serve e a sua importância

O quaternário de amônio está presente em produtos de limpeza que auxiliam na higienização de ambientes. Confira sua definição e seus benefícios.


O quaternário de amônio é um conjunto de compostos que combatem microrganismos ruins presentes em superfícies. Isso acontece porque sua fórmula apresenta fortes ativos, capazes de destruir, com muita precisão, as partículas geradoras de bactérias, bolor e fungos. 

O composto possui uma ação extremamente específica e age complementando outros produtos, como água sanitária e removedores. Sendo assim, o objetivo de usar essa substância é a sanitização, prevenindo doenças.

Hospitais, indústrias, banheiros são exemplos de ambientes que precisam de um cuidado especial e atenção redobrada ao limpar seus espaços. Por conta das chances de proliferação de germes, não basta apenas um pano com sabão para retirar todas as impurezas.

Por isso, para limpezas mais complexas, alguns tipos de detergentes são aplicados, apresentando em sua composição a amônia quaternária de quinta geração. Sabendo do quão importante é o seu efeito, veja a seguir suas principais vantagens.

Eficiente contra a Covid-19

A preocupação com o novo coronavírus aumentou as exigências ligadas à higiene de muitas organizações. A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda seu uso nas rotinas de limpeza, com o intuito de criar barreiras protetoras contra o coronavírus.

Lembrando que essa é uma das medidas para reforçar as ações contra a contaminação, mas não a única atitude a ser tomada. O uso de máscaras continua obrigatório no Brasil.

Efeito poderoso

O quaternário de amônio contribui com um efeito desinfetante poderoso, mais do que qualquer outro recurso. Por isso, também está presente em virucidas, germicidas, fungicidas e demais soluções muito concentradas.

Sendo assim, sua contribuição é tão específica, que o torna insubstituível. Lembrando que água sanitária, desengordurantes e limpadores em geral também são importantes: cada um possui uma função.

Evita o desgaste

Seu princípio ativo limpa sem corroer metais, evitando o desgaste dos diversos utensílios higienizados. Esse resultado preserva as características dos objetos, que também ganham durabilidade. O desinfetante a base de quaternário de amônio é, portanto, capaz de remover todos os resíduos que não são visíveis a olho nu, mas sem danificar inúmeros tipos de materiais. 

Excelente custo-benefício

Outro ponto positivo é o custo-benefício. No caso de pequenas empresas, por exemplo, é possível encontrá-lo também com facilidade nos supermercados, e não apenas em lojas especializadas. O valor é acessível, e as instruções de manuseio são claras.

Para quem acha que necessita de equipamentos caros e itens mais complexos, ainda, a eficácia da amônia mostra o contrário. Os especialistas conseguiram acrescentar seus reagentes em um líquido já conhecido pelas pessoas, barateando sua produção.

Precisamos reforçar, por fim, que o uso de EPI (equipamentos de proteção individual) como luvas, máscaras e roupas totalmente fechadas na hora de manipular o desinfetante são essenciais. Evite deixá-lo em contato com a pele pois, a longo prazo, pode ser prejudicial.

Quando se trata da sua empresa, manter o ambiente organizado e limpo é uma questão necessária para atender às normas de conformidade e continuar operando. Também é um indicador de qualidade, e afeta a avaliação de todos os seus clientes.

Por isso você também por contar com a ação combinada de OMO Pisos Lavanda 5L, que reúne o poder do sabão para remover a sujeira de superfícies, o biocida para desinfetar e a deliciosa fragrância de lavanda.

Dúvidas frequentes sobre quaternário de amônio

O que é quaternário de amônia?
O quaternário de amônia é um composto presente em vários produtos de limpeza de dedetização, como o desinfetante. Sua ação é responsável pela eliminação de microorganismos, fungos, além de limpar e retirar o cheiro ruim de objetos. Seu uso é específico e nada o substitui, dada a sua formulação única.

Quais os benefícios do quaternário de amônio?
Os principais benefícios da amônia quaternária são a limpeza que elimina grande parte das sujeiras causadoras de alergia e outras doenças. Não corrói metais e está em diversos tipos de desinfetantes. Isso permite criar produtos eficazes com um excelente custo-benefício para quem precisa higienizar e sanitizar ambientes. Além disso, ao criar uma barreira protetora contra vírus, pode auxiliar no combate à covid-19.

Podem indicar uma linha de produtos que apresenta amônia quaternária na composição? 

Quando se trata de limpeza e qualidade, a Linha Desinfetante OMO apresenta uma variedade de produtos que atendem cada uma das suas necessidades. Eliminando 99,9% das bactérias, trazer mais segurança e proteção para a sua vida é o objetivo da marca. Com versão econômica para ter mais rendimento e opções mais práticas como os lenços, sempre equilibrando a ação do amoníaco, tecnologia e aromas agradáveis.