Produtos de limpeza para hotel: eficiência e qualidade

Saiba quais produtos de limpeza para hotel são necessários para manter seu negócio sempre higienizado, com alto padrão de qualidade

Se você está no ramo da hotelaria, sabe que manter o ambiente sempre limpo e impecável é essencial para um mercado tão competitivo e agitado. Os mais diferentes tipos de clientes passam pelas dependências do seu empreendimento todos os dias, e cada um deles possui suas próprias exigências de qualidade. Independentemente do tipo de cliente, todos querem se hospedar em um local limpo e arejado. Por isso, é fundamental saber quais produtos de limpeza para hotel não podem faltar em seu estabelecimento.

O setor hoteleiro visa oferecer mais do que serviços básicos e necessários de hospedagem: atualmente, a hotelaria quer trazer experiências positivas e memoráveis para seus clientes, por meio de diversos fatores. A higiene do ambiente é, sem dúvidas, um deles.

Para quem transita pelo mundo por diferentes motivos, sejam viagens de negócios ou a lazer, o nível de exigência tem se tornado cada vez mais alto.

Sejam os meios de hospedagem hotéis, pousadas, motéis, pensões ou chalés, todos possuem a mesma finalidade: oferecer ao cliente um ambiente limpo e seguro, garantindo repouso e momentos agradáveis com a máxima comodidade.

Para fazer a correta limpeza de hotel, é necessário ter uma equipe bem qualificada, com profissionais que observem os mínimos detalhes em relação às impurezas no ambiente, e que façam sempre a troca dos materiais utilizados pelo público.

É fundamental, ainda, escolher bem os produtos de limpeza: opte por aqueles que possuam maior eficiência, ofereçam preços competitivos e que possam ser adquiridos em grande quantidade. Confira quais são os principais utilizados na hotelaria.

Produtos essenciais para higienização de hotéis

Existem diversos produtos que podem ser adquiridos quando o assunto é limpeza. No caso da limpeza de hotel, alguns nunca podem faltar. São eles: detergente, desinfetante, sabão em pó, água sanitária, cera e álcool.

Limpeza em geral

O detergente é um produto presente principalmente na cozinha de hotéis, podendo ser utilizado na limpeza de louças e superfícies no geral, como pias e vasos sanitários. Sempre prefira detergentes neutros, para evitar danos a algumas superfícies específicas. 

Desinfecção de ambientes

Em ambientes compartilhados, como é o caso dos meios de hospedagem em geral, a desinfecção é de extrema necessidade. O desinfetante remove a sujeira dos ambientes e elimina micro-organismos presentes nas superfícies. Mais utilizado em banheiros e cozinhas, é capaz, ainda, de deixar um aroma agradável no ar.

A água sanitária, por sua vez, desinfeta ambientes e tem poder antibacteriano. Também possui ação clareadora e remove sujeiras impregnadas em superfícies como pisos, azulejos e vasos sanitários. Ela é utilizada diariamente na higienização de hotéis. 

Produtos para a lavandeira

Muitos hotéis possuem lavanderia interna, a fim de otimizar o trabalho cotidiano. Neste caso, o sabão em pó é utilizado na higienização de roupas de cama e toalhas, principalmente. Essencial para todo segmento de hotelaria, é um produto que deve ser escolhido com extremo cuidado para garantir eficiência e máxima qualidade no serviço de lavagem. Prefira adquirir produtos como o OMO Perfect White para as roupas brancas, por exemplo, que conta com o melhor custo-benefício de mercado. 

Pisos sempre brilhantes

A cera é extremamente recomendada para locais com alto fluxo de pessoas, aplique  em pisos para evitar desgastes e mantê-los sempre brilhando.

Álcool e covid-19

Se já era importante antes, em meio à pandemia do novo coronavírus, o álcool tornou-se um item indispensável na limpeza. Ele pode ser aplicado em determinadas superfícies com pano microfibra, também importante para a aplicação dos produtos de limpeza e secagem dos ambientes.

Importante lembrar, por fim, que tanto os panos quanto produtos devem ser utilizados individualmente na limpeza de cada superfície e ambiente, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dúvidas frequentes sobre produto de limpeza para hotel

Como fazer a limpeza de hotel?

Para fazer a correta higienização de um ambiente hoteleiro, é necessário contar com colaboradores bem instruídos para remover quaisquer resquícios de impureza presentes no ambiente, fazer a troca dos materiais utilizados pelo cliente, como roupas de cama e de banho e contar com produtos de máxima eficiência de limpeza como detergentes, desinfetantes, água sanitária, sabão em pó, ceras, panos, álcool e outros produtos conforme a necessidade do local.

Quais os produtos de limpeza indispensáveis em um hotel?

Os produtos indispensáveis em um hotel são: detergente, desinfetante, água sanitária, sabão em pó, cera, panos e álcool. Prefira adquirir produtos em grandes quantidades para obter menores preços. É fundamental, ainda, escolher produtos com maior eficiência de limpeza, como o sabão em pó OMO Perfect White, com a nova embalagem econômica de 4kg e sua fórmula super concentrada que rende igual a 7kg e até 70 lavagens. 

Como deixar um quarto de hotel sempre impecável? 

Para manter um quarto de hotel sempre impecável, é preciso planejar como será feita a limpeza. Cuidados com a roupa de cama, atenção especial com o banheiro, e os detalhes do quarto, como a mobília, são fatores essenciais. Além disso, fica uma dica extra: os ‘mimos’ do hotel devem ser substituídos todos os dias por novos. Garanta que o ambiente do seu hotel esteja sempre acolhedor.