Sistema wet cleaning: saiba como funciona

Não sabe o que é sistema wet cleaning? Conheça essa técnica inovadora de lavagem no texto de hoje.

Quer aprender sobre o que é sistema wet cleaning? Esse método de lavar e secar, usando pouca água e detergente no processo. Também são utilizados produtos químicos específicos que se adaptam ao tecido e intensificam a limpeza. Esse tipo de tecnologia foi desenvolvida como alternativa à já conhecida lavagem a vapor, que usa solventes à base de petróleo (potenciais poluidores).

Antes de falarmos sobre os benefícios, é preciso entender que esse sistema tem sido adotado cada vez mais pelas lavanderias. Esse é um fator que agrega qualidade aos serviços e atrai novos clientes. Muitas pessoas buscam pelo procedimento, já conhecendo as vantagens que mostraremos a seguir.

Primeiramente, é importante ressaltar que o wet cleaning é recomendado para lavar praticamente todos os tecidos: lã, algodão, linho, seda, viscose, tricolino, poliéster, entre outras inúmeras possibilidades. No caso dos mais delicados, o uso dessa lavagem úmida é ainda mais indicado.

Junto com a versatilidade e eficácia no tratamento de peças do vestuário, vem o resultado. Brilho, cor e textura: tudo é renovado pela ação das substâncias e equipamentos usados na limpeza. Ao completar o ciclo de secagem e entregar o trabalho finalizado, a diferença com certeza será percebida pelo consumidor. Basta, portanto, uma simples mudança nos insumos para elevar o padrão.

Para quem tem alergia a algum tipo de sabão em pó, essa forma de higienização é 100% segura. Todos os materiais envolvidos na operação são hipoalergênicos como o combo lavanderia de OMO + Comfort 10L, e, ainda, combatem bactérias. Isso proporciona mais tranquilidade aos que possuem reações alérgicas e demais restrições envolvendo resíduos.

Pelo fato do wet cleaning envolver pouca fricção mecânica entre as superfícies, os solventes agem suavemente. Essa delicadeza conserva as características de sapatos, camisetas, jaquetas e qualquer item mais detalhado. A preocupação com detalhes como costuras pequenas, botões, zíperes e acessórios pode ficar de lado, já que a solução penetra em todas as camadas, evitando o rompimento das fibras com o intuito de aumentar a sua conservação.

Entre os motivos que atraem olhares para uma empresa especializada na lavagem de roupas está a preocupação com a sustentabilidade. Exigindo não apenas menos água, não utilizar carbono e/ou elementos tóxicos, o wet cleaning apresenta-se como a melhor alternativa pet friendly’ e vegana, excluindo, ainda, qualquer derivado animal da sua cadeia. O público que visa a sustentabilidade cresce cada dia mais e, por essa razão, esse recurso é fundamental.

Entregar tudo limpinho e cheiroso ainda promete clientes fiéis, propensos a recomendar seu trabalho para os colegas, amigos e família. Por fim, podemos ressaltar ainda a questão do custo-benefício: este é um excelente investimento inicial para uma lavanderia.

A inovação e as mudanças sustentáveis por trás  do mundo das lavanderias pede medidas extraordinárias no cotidiano. O wet cleaning é uma técnica que veio para ficar e, por todos os benefícios apresentados, merece sua atenção. Que tal considerar a novidade para  a sua empresa

Dúvidas frequentes sobre wet cleaning

Wet cleaning é o nome desse tipo de lavanderia ou de só da técnica? 

Wet Cleaning é uma técnica de lavagem úmida que utiliza pouca água e o mínimo possível de detergente. Com os equipamentos necessários e produtos de qualidade as roupas são lavadas sem sofrer grandes impactos. Isso preserva a beleza do tecido e agrega qualidade aos serviços de lavanderia. 


Como implementar wet cleaning em uma lavanderia?

O segredo está apenas nas soluções preparadas para aplicar na roupa junto com a água. Nenhuma peça fica encharcada e a máquina utilizada pode ser a mesma de lavagem à vapor, o que facilita a implantação do sistema wet cleaning. Com isso, basta mudar os processos e insumos utilizados na operação e na maioria das vezes usar a secadora no lugar da lavadora. Essa transição de modelo, da tradicional lavagem com água e percloreto para o wet cleaning é rápida e segura.

Quais os benefícios de oferecer wet cleaning? 

Os principais benefícios de oferecer serviços de wet cleaning estão ligados à capacidade de captar mais clientes. Esse envolvimento se dá pela qualidade da limpeza e higienização das roupas, pois não desbota, protege contra alergias, aumenta a durabilidade e é sustentável. Próprio para a família que tem crianças e pets, a noiva com o seu vestido, lojas no setor da moda e tantas outras pessoas carregando suas exigências. Essa técnica viabiliza atender a todos, com um alto nível de personalização, sem elevar demais os gastos variáveis.