Promoções para restaurantes: saiba como potencializar sua visibilidade e vendas
Ações de marketing são uma das formas de realizar promoções para restaurantes. Neste departamento estão os elementos vitais para colocar seu produto no mercado e tornar seu negócio um sucesso
Se você fizer uma pesquisa rápida em seu bairro, encontrará um bom número de restaurantes, o que faz com que se crie uma competição acirrada no mercado. Por isso, fazer com que os clientes venham e experimentem sua comida é o primeiro passo para criar ações de promoções para restaurantes de sucesso.
Para ajudar nesse processo, existem algumas ideias de promoções para restaurantes que ajudam a fazer com que os clientes se interessem pelo seu restaurante e virem clientes regulares. E algumas estratégias são bem conhecidas no setor.
Por exemplo, a promoção de horário diferenciado pode ajudar um turno ou faixa do expediente que esteja performando mal ou pior que as demais.
Abordar datas comemorativas é uma boa ferramenta para gerar conteúdo, mídia e ativar clientes com novidades. Escolha seus feriados favoritos e pense em como seus clientes gostariam de comemorá-los. Esse tipo de promoção não só leva a mais pessoas, mas também pode ajudar a gerar visibilidade por meio das redes sociais dos participantes.
Já a promoção que dá desconto em produtos complementares, do tipo: “pedindo prato principal e sobremesa a taça de vinho é por nossa conta”, estimula a compra do combo, sem contar que pode ser uma oportunidade de divulgar um fornecedor parceiro (e agradar seu cliente) sem gastar com isso.
Você também pode oferecer preços reduzidos de bebidas em determinados horários, além de uma programação infantil grátis em dias específicos.
Há também opções menos frequentes, mas igualmente válidas, como o cash back ou os cupons de desconto, com os quais o cliente pode presentear amigos ou parentes.
Divulgação de potenciais parceiros do seu negócio e até fornecedores. Por exemplo, Cif é uma marca de produtos de limpeza muito conhecida, mostrar que você utiliza o Kit Cozinha Profissional da mesma marca pode aumentar a confiança dos seus clientes e dar uma boa referência sobre a limpeza do seu estabelecimento.
E, por fim, os planos de fidelidade. Ofereça aos seus convidados um incentivo para continuar voltando. É um modelo extremamente útil e responde a um dos grandes desafios do setor, que é fidelizar o cliente.
Uma outra frente em promoção bem interessante para o setor de alimentação fora do lar são os eventos.
Você pode atrair muitos clientes em potencial ao hospedar um evento em seu restaurante como festas de arrecadação de fundos, um show de arte, um show de comédia, uma banda ao vivo ou um desfile de moda. Além disso, marcar presença em eventos externos com um estande de seu restaurante oferecendo alguns itens de seu cardápio é uma excelente forma de gerar visibilidade e interesse. Além disso, você gera mídia espontânea sem precisar mexer no seu preço, aumenta o ticket médio dos clientes e dá margem para aproximar influenciadores e para criar muitas experiências diferentes, como menu degustação, divulgando novidades.
Sem publicidade, é provável que seu restaurante não sobreviva. Só que não basta sair fazendo: tem que ter uma estratégia bem definida e bem calculada e, sem ela, o seu negócio não só pode ter problemas de lucro, mas inclusive de imagem, de percepção do consumidor.
Dúvidas frequentes sobre promoções para restaurantes
Como eu vou saber a melhor promoção para o meu restaurante?
É muito importante ressaltar que nenhuma promoção é bem-sucedida sem primeiro identificar, analisar e compreender seus clientes existentes e seus clientes-alvo. Fazer uma promoção que não seja atraente para o seu público é um desperdício de energia. Entenda quem é seu cliente e você terá muito mais facilidade em ter ideias de promoção de restaurantes que estimulem visitas repetidas.
Se minhas promoções focarem em ações, como isso vai me gerar receita?
Normalmente, as pessoas pensam que as promoções de restaurantes existem apenas para aumentar a receita, mas muitas promoções bem-sucedidas têm um objetivo mais "amplo": gerar mídia para o negócio, o que pode aumentar a receita. As promoções focadas em gerar visibilidade às vezes podem ter mais impacto para uma empresa do que as promoções com foco na receita. Isso ocorre porque o reconhecimento da marca que eles geram vai muito além do dinheiro atribuído a uma campanha promocional.
Eu posso fazer promoções online?
Sim! Alinhar as promoções offline e online pode gerar uma experiência realmente memorável, mas este é um desafio prático e requer uma identidade de marca e mensagens consistentes. Por exemplo, você pode alinhar a promoção online e offline, oferecendo um cupom para download nas redes sociais que os clientes podem levar para o restaurante e obter um desconto, mas se os nomes dos produtos, o logotipo da empresa e os estilos visuais forem diferentes na conta da mídia social em comparação com o espaço físico, isso causará confusão e poderá limitar as vendas. Alinhar identidades e experiências reforça sua marca na memória do cliente, o que é tão importante para o boca a boca e para influenciar o comportamento de compra futuro.