Produtos de limpeza para restaurantes: cuide do seu negócio

Se você possui um estabelecimento que produz refeições e precisa saber exatamente quais são os melhores produtos de limpeza para restaurantes, essa seleção é para o seu negócio!

Garantir que o ambiente de manipulação dos alimentos esteja limpo é um fator decisivo para a operação de um comércio ou da indústria. Para ter eficiência e segurança de que os protocolos sanitários estão sendo seguidos perfeitamente, não basta apenas contar com uma boa equipe de limpeza, é preciso também ter os mais adequados produtos de limpeza para restaurantes.

E o estado de conservação e limpeza determina o resultado da auditoria feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa todos os detalhes da operação de um estabelecimento comercial que produz e manipula alimentos, inclusive e principalmente a limpeza, concedendo autorização para funcionamento.

Essa fiscalização também visa preservar a segurança dos colaboradores envolvidos na produção. Se o local não está adequado às normas, isso pode representar riscos aos trabalhadores, seja pela falta de motivação em meio à desorganização ou, até mesmo, devido ao risco de acidentes. Portanto, todos são responsáveis pela higienização e devem receber tarefas e instruções quanto à preservação das áreas.

Sendo assim, planejar uma rotina também é essencial para utilizar os recursos mais adequados no tempo certo.

Sujeira e resíduos podem comprometer a boa execução de aparelhos eletrodomésticos e diminuir o seu tempo de vida. Além da falta de conformidade com a lei, deixar de limpar a cozinha pode acarretar custos desnecessários no futuro.

Lembrando que planejamento é importante, atente-se para que nada falte de última hora, opte por kits que já tenham produtos combinados como Kit Cif para Lava-louças.

A seguir, veja a lista de produtos de limpeza para cozinha de restaurantes, bares, lanchonetes e padarias!

Detergente neutro

O detergente neutro é ideal para limpar utensílios como pratos, talheres e outros objetos de uso contínuo. Sua ação é leve e remove as principais partículas sólidas de maneira rápida. Quando há alguma superfície para ser higienizada com urgência e no meio de preparos culinários, seu uso também é indicado.

Desinfetante

O desinfetante deve ser utilizado quando há necessidade de limpezas mais pesadas e periódicas. Tem a função de eliminar micro-organismos. Esse papel de sanitizar é indispensável, porque acaba com bactérias, vírus e demais potenciais contaminadores. Seja no chão ou em pontos com grande exposição, sua aplicação é necessária.

Desincrustante e desengordurante 

Desincrustantes e desengordurantes são recomendados para a limpeza de fogões, chapas, coifas, balcões e outros equipamentos que acumulam muita gordura, difícil de sair apenas com sabão e água. Felizmente, existem fórmulas específicas para tirar essas marcas engorduradas. O desengordurante extrai com facilidade os pontos de adiposidade, poupando o esforço do funcionário. O desincrustante, por sua vez, é recomendado para remoção de gorduras incrustadas ou carbonizadas.

Limpador multiuso

No meio da correria dos processos, é inevitável sujar algumas regiões e, para evitar marcas de uso, a ação de limpeza deve ser rápida. Para isso, o limpador multiuso age. Basta passar um pano utilizando essa solução que tudo volta a ficar higienizado, liberando espaço com praticidade.

Saponáceo

Perfeito para ajudar nas atividades árduas de limpeza, limpando metais, azulejos e até mesmo banheiros. Com a composição próxima a de um sabão, só que mais intenso, é justamente por ser mais abrasivo que complementa a remoção de sujidades resistentes para economizar energia e focar mais no atendimento e na produtividade.

Marque tudo na sua lista de compras e mantenha um estoque razoável de todos os itens. Ao optar pelos melhores produtos, você aumenta a eficiência da sua equipe, ganhando mais agilidade. Não há nada melhor do que ganhar credibilidade e higiene. 

Dúvidas frequentes sobre produtos de limpeza para restaurantes

Quais os principais produtos de limpeza para restaurantes?

Os principais produtos de limpeza que não podem faltar no seu restaurante são detergente neutro, desinfetante, desincrustante e desengordurante, limpador multiuso e saponáceo. Todos devem fazer parte da rotina de limpeza de uma cozinha, seja diária ou mais pesada. 

A rotina de limpeza na cozinha precisa de treinamento?

É importante instruir e treinar os funcionários a utilizar os produtos de limpeza no momento correto. Para manter a higiene do ambiente de forma adequada, é necessário utilizar vários materiais diferentes. Na intenção de evitar problemas, explique a utilidade de cada um, o modo de usar e qual o momento certo. 

Quero comprar tudo de limpeza para meu restaurante num só lugar, podem dar dicas? 

Claro! Ter fornecedores parceiros sempre facilita o trabalho, não é mesmo? Conte com a Unilever Pro neste quesito. No site é possível encontrar tudo o que você precisa, com opções mais sustentáveis, econômicas e versáteis, que atendem a todas as necessidades de uma cozinha profissional.