Peróxido de hidrogênio: o que é e qual é a sua eficácia

Alguns elementos fazem a diferença na rotina diária de limpeza e é o caso do peróxido de hidrogênio, presente nos principais desinfetantes. Entenda a sua importância. 

O peróxido de hidrogênio é um composto dissolvido em água com característica oxidante. Isso quer dizer que o seu princípio ativo permite quebrar partículas de sujeira facilmente.

Versátil, é um coringa para quem precisa limpar o mesmo ambiente todas as vezes, principalmente no caso das tarefas mais leves. O composto foi criado para o uso em soluções para limpezas recorrentes, em diversos produtos, como CIF Peróxido 5L, um poderoso limpador de uso geral.

Muitos produtos, como detergentes e removedores, têm como base o peróxido, aumentando sua capacidade de higienização. Cozinhas, banheiros e espaços que precisam de cuidados frequentes são exemplos de ambientes nos quais o peróxido de hidrogênio pode ser utilizado.

Seja escolhido pela neutralidade do cheiro ou de aromas agradáveis, estão sempre presentes, para finalizar tudo deixando aquele frescor no ar. A seguir, veja algumas de suas vantagens. 

Uso diário sem desgastes

O líquido quebra partes de resíduos sólidos pela corrosão, eliminando gorduras, resquícios grudados e manchas. Apesar disso, sua concentração é bem regulada, o que torna possível usá-lo diariamente sem riscos de desgastar superfícies ou causar danos à saúde. Ainda assim, é necessário oferecer luvas ao colaborador para a manipulação da substância. O produto deve ser aplicado em pequenas quantidades em toda a área a ser limpa.

Também pode atuar em tecidos 

O peróxido de hidrogênio tem, também, potencial de alvejante, ou seja: pode atuar em tecidos, retirando marcas e restaurando-os. Essa versatilidade permite ter em mãos algo que vai solucionar até mesmo as emergências mais difíceis, como uma mancha de café no sofá da sua empresa. Com isso, dá para restaurar móveis, devolvendo-lhes a cor e clareando quando necessário. 

Mais sustentável

Sua decomposição é rápida, portanto, influencia diretamente no desenvolvimento de formulações mais sustentáveis. Do ponto de vista ambiental, isso significa menos lixo e menos contaminação do solo. Já para as pessoas que o utilizam, há menos perigo de toxicidade, porque permanece menos tempo nas regiões de aplicação. 

O peróxido para limpeza, quando presente em produtos como alvejantes, detergentes, removedores e limpadores em geral, é extremamente importante para atribuir qualidade à remoção de sujidades.

No entanto, também é possível encontrá-lo na sua forma pura, sem outras misturas. Nesse caso, é necessário atentar-se às instruções de uso. Por ser mais concentrado e agir como a água oxigenada, ofereça proteção aos olhos e avental, reforçando ao colaborador que irá manusear o produto que isso deve ser uma regra. 

O peróxido  puro é a melhor escolha para eliminar bactérias e sanitizar lugares nos quais os germes podem se manifestar com facilidade. Sendo assim, é praticamente obrigatório em escolas, hospitais, fábricas e outras instituições.

Higienizar corretamente depende dos recursos corretos, para garantir conformidade e segurança aos colaboradores e usuários do serviço ou produto. Um limpador de uso geral que promove alta eficiência nos resultados, exigindo menos esforços com pano e sabão. 

Um estabelecimento que recebe seus clientes precisa estar sempre higienizado e limpo. Transmitir confiança e credibilidade faz parte de agregar valor à sua marca e atrair mais visibilidade. Atualmente, os melhores produtos para esse tipo de limpeza mais requisitada, por incidentes ou necessidades do dia a dia, apresentam em sua composição peróxido de hidrogênio.

Dúvidas frequentes sobre peróxido de hidrogênio

O que é peróxido de hidrogênio?

O peróxido de hidrogênio é uma substância dissolvida na água que tem potencial corrosivo e ajuda a eliminar as sujeiras. Pode ser encontrado na sua forma pura ou em produtos de limpeza, com fórmulas que usam do seu princípio ativo para agregar qualidade ao resultado. 

Peróxido de hidrogênio vantagens e desvantagens? 

 As principais vantagens de usar o peróxido de hidrogênio, também conhecido como perox, são a quebra de partículas com o objetivo de remover sujidades e tem potencial de alvejante, removendo manchas de tecidos. Sua decomposição é muito rápida, tornando o uso mais seguro, tanto pela questão ambiental, quanto a saúde de quem o manipula. 

Quais os produtos que apresentam peróxido de hidrogênio? 

Apesar de alguns produtos receberem uma parcela de perox na sua formulação, na sua forma concentrada a limpeza é mais profunda. Com certeza uma das melhores opções do mercado é o CIF Limpador Peróxido da Linha Unilever PRO, que garante resultado profissional e máximo desempenho. Econômico e versátil para aplicar em todos os espaços da empresa.