O que é desincrustante: diferente do desengordurante é ideal para limpeza profissional

Sabe aquela cozinha engordurada e cheia de manchas que não saem por nada? É possível acabar com esse problema. Confira o que é desincrustante e os seus benefícios.

Quer entender sobre o que é desincrustante? E a diferença entre desincrustante e desengordurante? Para que fique mais clara a real função dos desincrustantes vamos explicar primeiro o que são os desengordurantes, termo mais comum e mais conhecido.

Desengordurante é um produto usado para limpeza em geral que remove gorduras biológicas e oleosidade de animais, de ceras e de óleos vegetais, por exemplo. Normalmente, esse tipo de limpador não danifica objetos e superfícies pois tem elementos químicos mais suaves. Por isso é muito utilizado em restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, etc.

Já o desincrustante é um produto de limpeza de uso profissional com ação desengordurante, que retira partículas sólidas bem densas. Muito usado em restaurantes, por exemplo, ele é essencial para a prestação adequada de alguns tipos de serviços.

Em algumas superfícies, é comum que sujeira e resíduos criem resistência, ou seja: apenas uma faxina simples não bastaria. Em determinados casos, portanto, esfregar e empregar força física não é suficiente, causando apenas gasto de energia desnecessária e frustração.

Investir em bons processos é adotar uma gestão ainda mais eficiente. Isso só pode ser feito utilizando os melhores recursos disponíveis no mercado. A ideia é impedir que acontecimentos da rotina se transformem em grandes problemas. Imagine a seguinte situação: há uma crosta de gordura em cima de uma mesa e, por conta disso, o colaborador tenta usar detergente e sabão para remover.

Além de um imenso esforço, o resultado será decepcionante, fator somado, ainda, ao desperdício de produto. Foram gastos outros materiais de limpeza sem a garantia de que o problema seria solucionado, resultando em custos a mais para o estabelecimento. Usar desincrustante, portanto, é também uma forma de reduzir desperdícios.

A economia de tempo, como vantagem, garante também melhorias no fluxo de tarefas do estabelecimento. Não há interrupções e o ambiente mais limpo transmite confiança aos colaboradores e clientes. A produtividade será impactada positivamente, liberando espaço com mais rapidez ao limpar áreas sujas para serem utilizadas novamente.

Sua função vai muito além de um simples produto: o desincrustante promove resultados específicos, com um alto desempenho, poupando esforços do uso incorreto de outros tipos de removedores. Sua utilidade é um reflexo das primeiras etapas antes de finalizar a higienização, aplicando outras substâncias como álcool e limpadores genéricos com aromas.

Apesar do nome ser diferente, não é difícil encontrar o produto em qualquer supermercado ou loja especializada. Feito com ácidos e ponto para diluir na água, é necessário usar luvas e evitar que entre em contato com a pele. Caso seja utilizado em grandes quantidades use máscara ou mantenha uma distância segura para não aspirar e verifique, levando em conta possíveis reações alérgicas.

De qualquer modo, sempre leia as instruções da embalagem e oriente sua equipe, principalmente, sobre os cuidados necessários no uso deste tipo de produto.

Vidros, alumínio, cerâmicas são materiais que suportam a ação dos ácidos presentes na composição do desincrustante. Porém, caso você tenha alguma dúvida, procure saber se o seu uso é adequado. Em geral não há muitos casos de incompatibilidade e danos por corrosão. 

Dúvidas frequentes sobre o que é desincrustante

Desengordurante e desincrustante não são a mesma coisa?
Não! O desincrustante é um produto de limpeza de uso profissional, capaz de remover sujeiras mais resistentes, que ficam grudadas e não saem com tanta facilidade. Quando se trata de limpeza pesada não pode faltar na lista de casa ou almoxarifado das grandes empresas, seja para usar na rotina ou emergência.

E o desengordurante é mais comum em limpezas mais brandas e leves pois seus químicos suaves não permitem uma ação mais agressiva na retirada de células duras e permanentes.

A função do desincrustante é realmente importante?
O desincrustante é extremamente importante para garantir uma limpeza de qualidade e, assim, manter os padrões de higiene. É claro que todas as organizações devem exigir um ambiente limpo, mas, para algumas empresas isso é uma questão de conformidade e exigência quanto ao seu funcionamento. Em inspeções sanitárias surpresas e validações de operação o local deve atender às normas de segurança.

Quais os principais benefícios do desincrustante?
Os principais benefícios do desincrustante são a redução de custos ao evitar desperdícios de outros materiais de limpeza, produtividade pela agilidade da ação da sua fórmula ativa, resultados específicos e ótimo custo-benefício. É o produto ideal para preparar superfícies que juntam muitos resíduos grudentos, antes de iniciar a limpeza com outros líquidos.