Mídia social para restaurantes: quem não é visto não é lembrado

Mídia social para restaurantes virou quase que obrigatório para visibilidade do negócio e relacionamento com clientes.

Sabe aquela máxima popular “quem não é visto não é lembrado”?

Pois então, quem busca uma maneira de atingir um público mais amplo, sabe como usar a mídia social para restaurantes é essencial para aumentar as oportunidades junto aos clientes.

E quando falamos de ambiente digital inevitável não começar abordando o Google. Afinal, de cada 10 jornadas na internet, nove se iniciam no buscador, ou dentro de suas funcionalidades, como o Maps, My Business, etc.

Ou seja, a plataforma é uma ótima oportunidade para conversão de clientes. Só que pra isso, é imperativo que o seu negócio esteja bem “rankeado" numa pesquisa. Isso significa que quanto melhor o conteúdo ofertado em seu site ou blog, mais facilmente o buscador do Google irá relacionar sua marca nos primeiros resultados de busca.

Outra forma de se alcançar bom posicionamento no Google é através da publicidade digital. Patrocinar o link do seu site ou blog, por exemplo, é algo que pode ser feito na plataforma para auxiliar neste rankeamento.

O Google também considera muitos critérios para posicionar organicamente melhor um site, por isso vale estudar ou até contratar um profissional especializado nessa estratégia porque sua relevância e conversões tendem a aumentar sensivelmente.

Ter um site para restaurante é importante, mas hoje um negócio também não pode se esquecer das mídias sociais, afinal esses canais representam ferramentas de marketing e relacionamento indispensáveis.

Pensar em Facebook para restaurante, por exemplo, inclui a possibilidade de criar anúncios segmentando só para a sua lista de clientes cadastrados, aqueles mais fiéis, mantendo uma comunicação focada e reduzindo custos de propaganda.

Tem ainda ferramenta para medir o impacto do seu anúncio e assim direcionar esse tipo de comunicação só para quem tem mais probabilidade de interação, além do recurso de check-in, que mostra ao visitante da sua página quem já esteve no seu estabelecimento, ajudando numa decisão de compra, por exemplo.

Já um perfil de instagram para restaurante tem, também, suas próprias vantagens. Uma primeira dica básica para o perfil do seu negócio nessa rede é mantê-lo sempre estruturado. Isso significa deixar à vista dos clientes as informações mais relevantes como site, telefone, cardápio, em quais plataformas delivery está presente, e-mail, além, claro, do seu propósito.

Outra dica é manter seu feed organizado, com uma linha de conteúdo clara, imagens de qualidade e que destaquem os seus produtos e serviços. Pense que você tem pouco tempo para reter a atenção do público, então capriche. Use sabiamente as hashtags, elas aumentam sua exposição e vinculação a temáticas relevantes ao seu negócio.

No mais, lembre-se que o Instagram oferece ainda os stories, que são ótimos para posts mais informais, mas igualmente relevantes como conteúdo. Por exemplo, mostrando seu dia a dia, repostando clientes que te marcaram, marcando parceiros e fornecedores para criarem trocas e conteúdos juntos.

Já pensou fazer uma pequena série de stories mostrando como a cozinha do seu restaurante, por exemplo, é limpa. Mostrar essa rotina pode aproximar o cliente do seu conteúdo e dar segurança de que os alimentos são bem preparados, de que a bancada de preparo e fogão foram bem limpinhos com Cif Desincrustante 5L, além de mostrar a equipe da cozinha bem paramentada e organizada.

E finalmente temos que falar do WhatsApp que se tornou o maior meio de comunicação do Brasil.

A plataforma tem inclusive a versão Business, pensada exclusivamente em melhorar e agilizar a relação cliente e empresa, com espaço para o cadastro de produtos e serviços, e possibilidade de criar respostas automáticas comunicando horário de atendimento, por exemplo.

Não faltam opções nem maneiras de estreitar relações com o público no ambiente digital, aumentando as oportunidades de retorno para o seu negócio.

Quando bem aproveitadas, as mídias sociais podem ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas.

Dúvidas frequentes sobre mídias sociais para restaurantes

Qual a influência das mídias sociais no ranking do google?

Embora a mídia social não faça parte do algoritmo de pesquisa do Google, ela tem um efeito indireto na classificação geral de pesquisa de uma empresa, uma vez que o algoritmo do Google leva em consideração popularidade, autoridade e tráfego.

Os anúncios físicos e em mídias sociais são diferentes? 

Outdoors e anúncios em revistas e jornais costumam ser bem mais caros. Em compensação, a presença nas mídias sociais é gratuita e você ainda pode colocar anúncios com um orçamento bem mais baixo.

E como eu vou saber que tipo de conteúdo postar?

A mídia social é mais do que apenas uma ferramenta de marketing para promover o negócio. Também é uma ótima ferramenta que você pode usar para aprender mais sobre seus principais clientes. Saber mais sobre seus clientes permitirá que você saiba como atendê-los e deixá-los felizes. Com isso, você entenderá melhor o que seus clientes desejam, do que não gostam e como estão interagindo com você nas redes sociais. Você pode medir isso observando o número de curtidas que está recebendo em sua postagem, o número de comentários e se seus seguidores estão marcando seus amigos ao deixar uma resposta em sua postagem. Quanto mais melhor. Existem ferramentas de análise de mídia social que você pode usar para se aprofundar nos dados e no desempenho das páginas. Essas ferramentas permitirão que você saiba se está perdendo ou ganhando seguidores, e também as postagens de melhor desempenho. Você será capaz de emular a postagem de maior sucesso enquanto evita conteúdo que não tem um bom desempenho.