Marketing para restaurantes: mais que necessário para o sucesso

Seu restaurante está pronto e com tudo lindo, mas ainda está com movimento baixo? Marketing para restaurantes pode ser a solução para o seu negócio.

Você não precisa ser nenhum teórico ou profundo conhecedor de marketing para restaurantes, mas saber as necessidades e preferências atuais do consumidor certamente vai colaborar para o sucesso do seu negócio.

Cada vez mais os responsáveis ​​pelas promoções e pela geração de novos negócios em restaurantes enfrentam desafios difíceis e interessantes. O mercado e o consumidor passaram por grandes transformações ao longo dos anos e as pessoas que procuram encher o estômago agora têm uma gama gigantesca de opções possíveis, o que faz com que os restaurantes devam competir pela atenção do cliente além da localização.

Lembremos que, lá no início do século XX, tudo era uma questão de desenvolvimento de produto e escala. Um bom tempo depois, já com a concorrência instalada, foi preciso destacar a diferenciação dos produtos. Não demorou e o foco virou para a visão e valores das empresas. Até que logo chegamos no estágio atual, em que o que vale é a colaboração, as conexões humanas.

Vivemos a era das comunidades e da influência e, assim como todas as anteriores, tem suas próprias marcas e características. Um grande exemplo é o avanço da comunicação em rede e dedicada, muito em razão das mídias sociais, o que faz com que seja preciso atingir uma notoriedade na internet para diferenciação da concorrência.

Os consumidores, hoje, buscam experiências e conteúdos engajadores. E os influenciadores digitais se tornaram uma ferramenta de divulgação em massa.

Com isso, fica a dúvida de o que se deve avaliar para prosperar nesse cenário.

O primeiro fator a ser considerado é ter em mente que sim o consumidor mudou. Se antes ele era impactado pontualmente por um produto ou serviço, hoje ele é bombardeado de informação. Por isso, para capturar sua atenção, é preciso se comunicar da melhor forma possível.

Outra coisa a se atentar é que seu negócio deve estar onde o cliente está. Talvez você já tenha ouvido as palavras "multicanal" e “omnichannel''. Esse conceito, por muito tempo, foi aplicado quase exclusivamente a marcas de varejo. Hoje, é um modelo operacional de sucesso usado por organizações em vários setores. Para restaurantes, isso significa fornecer várias maneiras para seus clientes fazerem pedidos, pagarem e receberem suas refeições.

E não se esqueça da importância de humanizar o seu negócio. Isso inclui a ideia de co-criar com seu consumidor. Veja o modelo de startups! Elas têm sua gestão baseada 100% nessa colaboração com o cliente. A humanização estabelece uma relação de parceria e conexão única com o público.

Neste sentido, trocar informações, dicas, estimular o conteúdo que vem dos clientes e não tentar apenas dominar as pautas é algo sublime no marketing. Fale sobre o Cif Lava-louças concentrado para diluir, por exemplo. Um conteúdo abordando a forma de usar, se você gosta do resultado que ele proporciona, se vale a pena financeiramente, enfim. Falar de um produto em especial conecta o seu negócio à memória afetiva do consumidor de ambas as marcas.

Marketing para delivery

Em meio a todo esse cenário de mudanças, entramos em um novo fator muito forte entre as novas gerações: o delivery. O que já era uma necessidade tornou-se praticamente uma “obrigação”.

Nesse sentido, vale apostar em fotos profissionais e numa identidade visual atrativa, relevante e vendedora. No digital, o cliente consome com os olhos, portanto, vale checar se é necessário mudar o produto para o delivery ou criar um produto específico para esse segmento.

Por fim, vale ter um plano de fidelidade atrativo que garante conversões e recomendações, como criar cupons de desconto. É uma boa ferramenta para atrair um novo cliente ou até fidelizar um cliente ativo.

Ao lançar uma campanha de marketing de restaurante, você está trabalhando para manter a lealdade de sua base de clientes existente, enquanto também pode esperar atrair novos. O bom marketing geralmente prova aos clientes que, além de preparar as melhores refeições, o negócio é realmente importante para você.

 

Dúvidas frequentes sobre marketing para restaurantes

Como eu defino o budget que devo separar para o marketing?

Para que o marketing tenha um impacto no sucesso do seu negócio, você terá que separar um budget específico para isso. Normalmente, os restaurantes gastam cerca de 3% da receita mensal em programas de marketing. As recomendações gerais geralmente variam de 2 a 10%. Onde você gasta o orçamento de marketing varia de acordo com o tipo de negócio, mas muitos especialistas estão incentivando donos de restaurantes a se concentrarem em marketing digital e móvel - especificamente otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), Google Meu Negócio e mídia social.

Mas eu tenho como mensurar isso? 

Para restaurantes, o marketing é mensurável. Você pode rastrear visitas ao site, cliques em anúncios online, crescimento de seguidores em mídias sociais ou participantes de um evento especial, seu investimento em marketing e branding deve estar vinculado a métricas específicas. Você terá muito mais facilidade para justificar os custos de marketing definindo indicadores-chave de desempenho (KPIs) de antemão para medir a eficácia de seus programas. 

Posso usar as informações que tenho sobre meus clientes de uma forma mais assertiva?

Sim. Através de um banco de dados de informações de hóspedes por meio de um programa de fidelidade ou lista de mala direta é inútil sem uma estratégia de comunicação. Tenha um plano para utilizar essas valiosas informações de contato.