Limpeza de escritório: o que merece a sua atenção

A limpeza de escritório é um processo fundamental e impacta, até mesmo, na produtividade dos colaboradores. Aprenda como fazer.

A organização é fator primordial nos espaços profissionais e, por essa razão, a limpeza de escritório, que está diretamente relacionada à arrumação, torna-se igualmente importante. Um local sem bagunça, cheiroso e limpinho é decisivo e fator de impacto, inclusive, na produtividade dos colaboradores.

Promover a sensação de bem-estar ao deixar um lugar livre de impurezas é um dos objetivos da faxina em escritório. Além de prevenir problemas de saúde, a higienização do espaço causa boa impressão e credibilidade, inclusive, entre clientes e outros visitantes. A arrumação das estações de serviço é necessária para manter a produtividade da equipe elevada.

Manter a limpeza do escritório em dia precisa ser um compromisso, não só por parte da equipe de limpeza, mas também dos demais funcionários, que podem colaborar para manter o ambiente. Confira abaixo o que não pode faltar na hora de limpar seu escritório.

Elimine a bagunça

Primeiramente, antes de iniciar a limpeza, a organização é essencial. Jogue fora o que não está em uso ou está quebrado, por exemplo. Se precisar, compre organizadores, pastas e elementos que possam auxiliar na disposição dos itens.

Separar elementos que ficam em cima da escrivaninha e outros móveis vai agilizar as próximas etapas. Nesse caso, uma das exceções é a estante com grande quantidade de livros, que podem ser retirados uma vez por mês para liberar a área a ser limpa.

Higienize as superfícies

Balcões, armários e demais componentes do escritório: tudo o que está visível e em contato com o ar constantemente exige atenção, pois tem o potencial de acumular sujidades e microorganismos como vírus e bactérias. Se a sala for grande ou conjunto, defina departamentos a serem arrumados por período. Sempre com uma flanela ou pano específico de limpeza, passe álcool no final do expediente. Durante os afazeres e, caso surja alguma mancha, utilize o limpador multiuso. 

Limpe o chão

A limpeza do chão depende principalmente do tipo de piso. Podem ser utilizados, por exemplo, vassoura ou MOP giratório, de acordo com a fragilidade do material. Esse procedimento pode ser realizado a cada dois dias. No caso do desinfetante diluído na água, seu uso se dá semanalmente, ou quando surge uma necessidade específica e/ou urgente. 

Cuide das janelas e vidros

As janelas e vidros podem ser limpos com álcool ou limpadores próprios para esse tipo de material. A frequência deve ser semanal. As janelas pedem certo cuidado, principalmente quando muito expostas ao lado externo. Detergente e água colaboram na remoção de resíduos sólidos.

Rotina de limpeza

É sempre bom reforçar que a rotina de limpeza precisa ser adaptada à realidade: é desnecessário limpar tudo em apenas um dia. Aliás, isso pode até atrapalhar (tanto a equipe de limpeza, quanto os demais colaboradores).

A limpeza em escritório deve seguir passos diários, começando pela organização e estabelecendo horários e situações que exigem essas intervenções.

Conte com a colaboração dos seus funcionários, principalmente para que eles tenham acesso a itens que possam facilitar a higienização da própria estação de trabalho, como OMO Lenço Desinfetante.

Use os produtos corretos

Nada de pano com água e sabão ou de apenas um espanador: isso pode eliminar os resquícios mais superficiais, mas os micróbios vão resistir. Cada produto de limpeza tem uma ação específica para ajudar a preservar seu patrimônio. 

Dúvidas frequentes sobre limpeza de escritório

Que tipo de produtos devem ser utilizados na limpeza de escritórios? 

Os produtos mais versáteis que não podem faltar para limpar o seu escritório são o álcool, limpador multiuso, desinfetante e detergente. Todos são práticos e podem ser usados no dia a dia, mas nos momentos de limpeza pesada, também são extremamente eficientes. 

Como fazer limpeza em escritório? 

O principal é estabelecer uma rotina e desenvolver o hábito da organização, eliminando sempre o que se torna desnecessário. Depois comprar os produtos certos e colocar a limpeza do escritório como prioridade. Os pontos de atenção são higienizar superfícies, limpar o chão e cuidar das janelas e vidros. 

Qual a importância da faxina em escritório?

A importância da faxina em escritório está no fato de tornar o ambiente mais agradável. Consequentemente, manter um ambiente limpo e bem cuidado, vai beneficiar a sua saúde. Sem bactérias e vírus e tudo cheiroso, você vai se sentir melhor para trabalhar, tornando-se até mais produtivo. Caso haja a necessidade de receber clientes, poderá transmitir credibilidade e profissionalismo.