Lavanderia Industrial: saiba como agregar valor e conquistar o seu cliente

Em meio a alta demanda e concorrência você sabe qual o principal fator para agregar qualidade aos serviços prestados por uma lavanderia industrial, de forma que conquiste e fidelize clientes? Acompanhe a seguir.

A lavanderia industrial é o espaço no qual se lavam roupas de uso na indústria, ou comércios e serviços, por encomenda. Uniformes, aventais e outros itens de vestuário que precisam de limpeza são encaminhados a esses lugares, retornando limpos e próprios para o reuso. Diferente da lavanderia doméstica, que cuida de peças de pessoas físicas ou pedidos em pequena quantidade, seus processos envolvem um grande volume de operações.

Hospitais, oficinas, fábricas, hotéis, aeroportos e indústrias de diversos setores encaminham as vestes dos seus colaboradores para lavagem e higienização. Essa atitude, além de demonstrar respeito pelos funcionários, apresenta-se como uma medida de segurança. Dependendo do tipo de tecido e da sua capacidade de contaminar pessoas e outros objetos, o seu tratamento deve ser realizado nesses locais especializados.

Diferente das outras, que possuem infraestrutura menor, a lavanderia industrial apresenta máquinas com grande produtividade e mais funcionalidades. Cestos maiores, divisores, centrifugadoras, secadoras e máquinas de lavar de grande porte, muitos aparelhos para fazer tudo funcionar da melhor maneira. A melhor alternativa para as empresas cuidarem do uniforme e EPI’s dos seus trabalhadores, aproveitando as inúmeras vantagens desse tipo de serviço, que são:

Entre os destaques da lavanderia industrial, está a capacidade de processar grandes volumes de roupas mantendo a qualidade, graças à tecnologia e às etapas cuidadosamente monitoradas.

Em alguns casos extremamente específicos, como jalecos e tecidos de uso hospitalar, o cuidado precisa ser redobrado, pois há risco de contaminação por resquícios de sangue ou outras substâncias. Mesmo no caso dos aventais de metalurgia, por exemplo, nos quais sobram sujeiras difíceis de serem removidas com a limpeza comum de água e sabão, é preciso mais atenção.

As lavanderias industriais proporcionam, ainda, mais segurança em relação à higiene, principalmente em trajes provenientes de ambulatórios hospitalares, como já mencionado acima, a fim de atender critérios de qualidade.

Nesses cenários existem padrões regulamentares a serem seguidos, tanto no descarte, quanto manipulação da peça, com a obrigatoriedade da lavagem industrial. Esse processo pode ser terceirizado ou não, mas é comum que isso aconteça porque um outro grande diferencial está baseado na divisão por lote de serviço.

Sendo assim, as roupas de cada uma das pessoas jurídicas que são clientes não se misturam durante o processo, como ocorre nas lavanderias comerciais.

Muitas organizações terceirizam essa tarefa por dois motivos: redução de custos e falta de recursos para realizar a função. O primeiro se dá pela economia com energia, água e mão de obra especializada, cortando gastos a mais. É claro que também existe a parte de eliminar um pouco da responsabilidade e obter mais qualidade.

Falando nesse aspecto, a relevância dos produtos de limpeza utilizados é grande. Por isso, é importante escolher produtos de limpeza profissionais adequados para lavanderias industriais, como, por exemplo,  o OMO Super Concentrado 20L.

Dúvidas frequentes sobre lavanderia industrial

O que é lavanderia industrial? 

A lavanderia industrial, ao contrário da lavanderia comercial ou da lavanderia doméstica, trabalha com grandes volumes de roupas em lavagens específicas para indústrias. Seu serviço contempla o atendimento de grandes empreendimentos, como hospitais, aeroportos, siderúrgicas, corpo de bombeiros e qualquer outro estabelecimento de médio e grande porte, que assume a responsabilidade de higienizar as roupas de trabalho dos colaboradores. Para atender a um nível de exigência, segurança e alta demanda os equipamentos utilizados são mais robustos e cada cliente tem um lote, portanto, as peças não se misturam ao serem lavadas, secadas, passadas e dobradas.

Quais produtos são usados na lavanderia industrial?

Os produtos utilizados na lavanderia industrial são praticamente os mesmos da lavanderia tradicional, além da água, sabão líquido para diluir, amaciante, removedor de manchas e outros itens. Entretanto, os métodos utilizados são diferenciados, principalmente em relação à esterilização, e o maquinário é de grande porte. Comprando os materiais de limpeza na versão PRO, a economia será grande,  pois as fórmulas concentradas rendem muito mais. Utilizando produtos da marca OMO, você pode elevar ainda mais a qualidade dos resultados.

Como a lavagem industrial gera valor aos clientes? 

A lavagem industrial gera valor aos clientes tratando roupas em grande quantidade, de diferentes clientes (todos de grande porte) sem misturá-las. Isso garante a segurança na higienização e cuidados mais específicos em relação aos tecidos. Além disso, reduz custos com água, energia e recursos, por isso é um serviço que costuma ser terceirizado. A demanda cresce na medida em que outras indústrias se desenvolvem.