EPI’s Limpeza: saiba tudo o que a sua empresa precisa

Equipamentos de Proteção Individual são essenciais para a segurança laboral; confira os EPI’s Limpeza que não podem faltar para um serviço profissional

A proteção dos colaboradores deve ser uma prioridade para as organizações em qualquer setor de atividade. Por essa razão, a implementação do uso de EPI’s Limpeza é uma obrigação quanto à conformidade produtiva. Todas as definições e orientações são definidas pela Norma Regulamentadora Nº 6 do Governo Federal.

Nesse caso, de acordo com o segmento de atuação, sua adoção é o caminho até mesmo para a autorização do funcionamento de comércios e fábricas. Ter esse tipo de transparência não só aumenta a credibilidade de uma empresa, mas também atrai a confiança de mais clientes.

É possível compreender as principais preocupações quando se trata da manipulação de produtos de limpeza. Por isso, opte por utilizar itens que tenham informações claras no rótulo e de preferência de marcas sérias e reconhecidas, como Cif Desincrustante, por exemplo.

Conhecendo os itens que serão utilizados e usando a proteção adequada para cada ocasião, evita-se qualquer problema como irritação na pele ou ardência na área dos olhos e até possíveis acidentes em pisos muito escorregadios pela quantidade exagerada de produtos.

Algumas funções, como as associadas à rotina doméstica, muitas vezes não recebem a devida atenção em relação aos equipamentos de proteção diários. No entanto, oferecer aos trabalhadores o máximo de recursos é também investir na prevenção de acidentes. Estes, além de ter o potencial de ferir uma pessoa gravemente, podem resultar em multas ou indenizações.

Zelar pela saúde e pela integridade dos funcionários é um dos fatores mais importantes para garantir o bem-estar geral. O local de trabalho adequado deve disponibilizar materiais que possam minimizar impactos negativos.

Para proteger os empregados e, consequentemente, gerar ainda mais produtividade, confira a seguir quais os artigos protetores necessários.

Luvas emborrachadas e creme hidratante

Oferecer luvas emborrachadas é importante para garantir que soluções com ácido ou substratos fortes, como a água sanitária, não afetem as mãos causando queimaduras.

Em alguns empreendimentos específicos, os trabalhadores usam solventes e fórmulas mais concentradas, então o uso da luva deve ser reforçado.

Dentro das luvas, entretanto, muitas vezes as mãos acabam sofrendo com desidratação. Por isso, disponibilizar cremes hidratantes aos funcionários não é somente um cuidado a mais: mostra a valorização ao trabalho empregado. 

Máscara descartável e óculos

O rosto é a área mais delicada do corpo e, em muitas circunstâncias, fica exposto. O uso de máscaras - principalmente em trabalhos nos quais o funcionário precisa evitar a inalação de substâncias que podem ser tóxicas a longo prazo - é essencial.

Garantir sua utilidade é evitar que um problema silencioso apareça. Os óculos de proteção, por sua vez, têm a mesma serventia: criar uma barreira contra qualquer resíduo obstrutor da visão. 

Bota antiderrapante

Principalmente em ambientes como as cozinhas, que passam a maior parte do tempo com o piso molhado, as botas antiderrapantes são obrigatórias. Além da proteção, atualmente as opções levam em conta, também, a questão do conforto. A facilidade para andar sem medo em situações de risco garante melhorias na execução do processo. 

Avental impermeável e uniforme

O uniforme ajuda na identificação e auxilia no controle de quem, por exemplo, está autorizado ou não a mexer no almoxarifado de limpeza. O avental impermeável abriga a roupa, prevenindo danos ao tecido.

Torna-se uma importante ferramenta, pois cobre braços e outras áreas sensíveis, blindando a pele de quem o usa.

Realize a previsão de demanda de todos os equipamentos necessários, elaborando um inventário para não deixar faltar nada. E é sempre importante lembrar: não esqueça de realizar treinamentos periódicos, conscientizando sobre o uso de EPI’s para serviço de limpeza.

Dúvidas frequentes sobre EPIs limpeza

O que é EPI para limpeza? 

EPI é a sigla para “Equipamentos de Proteção Individual”. Nesse caso, aqueles que são utilizados na limpeza e protegem os colaboradores de riscos físicos, podem proporcionar mais efetividade nas tarefas, promovendo a segurança de todos os envolvidos. 

Qual EPI para serviços de limpeza que não pode faltar?

Os Equipamentos de Proteção de Limpeza que não podem faltar na maioria das empresas são: luvas emborrachadas, bota antiderrapante, avental impermeável e uniforme. Todos são essenciais para proteger os funcionários e diminuir o impacto negativo de suas atividades do setor. 

Qual a importância de oferecer epi de limpeza aos funcionários? 

A prioridade é sempre a segurança da equipe! E além de manter seus funcionários protegidos, claro, atender às normas legais, a partir da NR 6. A partir dessa Norma Reguladora, os empreendimentos são obrigados a adotar medidas de segurança oferecendo os recursos necessários à proteção das pessoas.