Cozinha industrial do planejamento à refeição

Saiba como funciona uma cozinha industrial e leia algumas dicas sobre como abrir e gerenciar o seu próprio negócio.

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já comeu um prato preparado em uma cozinha industrial, seja em escolas, hospitais, restaurantes, redes de fast-food, no trabalho, entre outros.

As cozinhas industriais são planejadas especialmente para atender grandes demandas, visando proporcionar o preparo com agilidade, limpeza, eficiência, redução de custos, atender às normas estabelecidas pela vigilância sanitária e, por fim, ter um visual atraente para o consumidor.

Uma boa cozinha deve ser sempre impecável, limpa e estar com a manutenção dos equipamentos em dia. Além disso, os profissionais devem estar devidamente trajados, afinal, muitos estabelecimentos fazem questão de exibir suas cozinhas industriais de inox brilhantes, e apreciam receber a visita do consumidor, sendo este um grande diferencial em negócios de sucesso.

Para deixar as superfícies sempre limpas e bonitas, características que mostram a seriedade com que esse quesito é tratado em uma cozinha, existem  linhas de produtos especiais, como CIF Detergente Alcalino Clorado 5L, um eficiente multiuso que limpa, clareia e desinfeta superfícies em apenas uma operação.

As cozinhas industriais contam com profissionais qualificados para preparar os mais variados tipos de pratos. Para estarem aptos ao funcionamento, elas devem seguir uma série de normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Confira algumas dicas abaixo. 

Anvisa e as normas para cozinha industrial

Se você é um investidor, é sempre bom saber quais normas devem ser seguidas pelas cozinhas industriais para o preparo de refeições. O objetivo da Anvisa é promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços, mais especificamente em relação aos possíveis surtos de doenças transmitidas por alimentos, no caso das cozinhas industriais.

Os principais aspectos fiscalizados neste caso são: higiene do estabelecimento; higiene dos manipuladores de alimentos; manejo de resíduos; controle de pragas; presença do manual de boas práticas e dos procedimentos operacionais padrão; presença de um responsável técnico e a documentação do estabelecimento.

Como montar uma cozinha industrial pequena

Todo projeto começa com o seu planejamento. No caso de uma cozinha industrial, não é diferente. O investidor precisa pensar nos mínimos detalhes: quantos pratos espera servir em um dia, quanto tempo demora o preparo de cada prato do cardápio, qual a demanda nos horários de pico, qual valor será investido em equipamentos, qual o espaço necessário para comportar toda a infraestrutura e, principalmente, como será a logística do negócio. 

Geralmente, as cozinhas industriais de alimentação possuem semelhanças com as cozinhas de restaurantes, lanchonetes, etc. Ou seja, espaço para receber os alimentos que serão utilizados; espaço para armazenamento dos alimentos (geladeiras e armários); área para preparo inicial, como bancadas para cortes; pias de inox para higienização dos alimentos; locais para guardar utensílios (panelas, pratos, talheres, entre outros); área para cozimento com fogão, fornos, chapas, fritadeiras e coifas para exaustão; áreas para o preparo final dos pratos (mesas, pias, estantes); área para lavagem dos utensílios utilizados e um local separado para o descarte do lixo.

Para que seu negócio esteja de acordo com as regras estabelecidas, é necessário adequá-lo às normas técnicas e portarias de funcionamento de cada município.

Dúvidas frequentes sobre cozinha industrial

Quais são os equipamentos necessários para colaboradores em uma cozinha industrial?

Os colaboradores de uma cozinha industrial estão expostos a uma série de riscos: cortes, queimaduras, desgastes físicos, entre outros. Por isso, é fundamental que eles estejam bem equipados com equipamentos de segurança, tais como: luvas específicas para cada função (luvas de malhas de aço, térmicas, látex e descartáveis de vinil); vestes e aventais próprios; botas vedadas por debaixo das calças; toucas e máscaras.

Como abrir meu restaurante com cozinha industrial?

Para ter uma cozinha industrial restaurante, deve-se fazer um grande planejamento pensando nos mínimos detalhes, do investimento inicial à logística (como explicado acima). Com base no planejamento, é possível dimensionar uma cozinha para fazer a correta disposição dos espaços necessários para garantir o melhor funcionamento do seu restaurante. Além disso, você precisa adequar seu negócio às normas da Anvisa.

Como a Anvisa funciona em uma cozinha industrial? 

A Anvisa é responsável por fiscalizar se podem ocorrer surtos de doenças transmitidas por alimentos, por exemplo, entre outros fatores de regulação dos estabelecimentos em geral. Os principais aspectos fiscalizados neste caso são: higiene do estabelecimento; higiene dos manipuladores de alimentos; manejo de resíduos; controle de pragas; presença do manual de boas práticas e dos procedimentos operacionais padrão; presença de um responsável técnico e a documentação do estabelecimento.