Como montar um restaurante: dicas fundamentais para começar e abrir o seu negócio

Um dos segmentos mais competitivos para se empreender pede muita atenção, não é mesmo? Então, saiba como montar um restaurante com essas dicas. Confira!

O mercado de alimentos e bebidas é um celeiro de oportunidades, mas também de competitividade. Para ter algum destaque é preciso seguir um bom plano de negócios e estar atento a dicas de como montar um restaurante e evoluir neste cenário.

Tratar o segmento de restaurantes, bares e lanchonetes com esse alarme chamado concorrência acirrada não é exagero. Dados recentes apontam que a cada dois brasileiros que querem empreender, um deles pretende ingressar na área de alimentos e bebidas.

Chocante? Pois saiba que apenas na cidade de São Paulo, uma das maiores metrópoles da América Latina, são mais de 50 mil comércios nessa área. E quando falamos de território brasileiro o número passa a casa de um milhão de estabelecimentos.

Mas, a ideia aqui não é deixar ninguém em pânico, ou desanimado, e sim discutir de forma clara como abrir um restaurante e a importância de se estar bem preparado para encarar esse cenário de forma consciente e criativa.

Para começar, ao escolher o tipo de estabelecimento gastronômico que irá empreender, é necessário avaliar a demanda pelos produtos que pretende oferecer.

É improvável que um restaurante francês com requinte e valores altos vá bem em uma região onde se tem muitas escolas, por exemplo, em que circulam crianças e adolescentes.

Do mesmo jeito que as chances de uma lanchonete super descolada, pensada para oferecer pratos e sanduíches, prospere em um bairro onde não há muitos jovens. Comece pesquisando o mercado visado e qual produto tem maior demanda em relação à oferta.

Neste mesmo contexto, considere ainda o perfil de investimento: como montar um restaurante pequeno não é necessariamente igual a como montar um restaurante popular, por exemplo. Os dois casos podem exigir estruturas semelhantes e até demandam investimentos parecidos, mas têm objetivos muito distintos.

Leve em conta também as aptidões do proprietário, quais profissionais serão necessários para trabalharem ao seu lado, que tipo de materiais vai precisar para colocar o projeto de pé.

Para além das pesquisas iniciais, crie um verdadeiro plano de negócio de como abrir um restaurante do zero, para que de forma estruturada possa avançar com as questões práticas e burocráticas.

Não deixe de estabelecer e assinar contrato social. Registre o documento na junta comercial, escolha um ponto adequado para acomodar e proporcionar uma boa experiência dentro do proposto pelo seu negócio.

Confira se o imóvel está em zoneamento permitido, exija sempre que a locação, ou compra, seja feita através de contrato. Você precisará deste documento na hora de solicitar alvará e de obter aprovação do corpo de bombeiro.

E por último registre o negócio junto aos órgãos de fiscalização municipal, estadual e federal. Sim, muitos detalhes. Mas, jamais pule etapas. Começando sua operação dentro das formalidades, garante uma visão realista e evita futuras dores de cabeça.

Após esse processo longo e chato, mãos à obra!

Neste ponto você já deve ter escolhido qual tipo de restaurante está abrindo, certo? A lá carte, delivery, fast-food, self-service, rodízio ou típico, visualize como você irá servir a comida, qual perfil dos clientes que quer atrair e anote todas as ideias.

As tarefas seguem de acordo com esse perfil, com isso, cozinha, bar, salão e demais ambientes serão projetados. Louças e utensílios escolhidos. E pessoas serão contratadas.

Tenha em mente ainda que uma boa gestão para restaurante precisa:

Limpeza

Manter cozinha, salão, banheiros, mesas, toalhas e uniformes da equipe de atendimento em perfeito estado de limpeza e conservação. Use CIF KIT  Restaurante para ter bons resultados com a limpeza geral.

Criatividade

Monitore seu mercado de trabalho, acompanhe tendências e inovações, mantenha-se atualizado e crie coisas novas!

Escolha os parceiros do seu negócio

Selecione fornecedores que sirvam produtos de boa procedência e com garantias de qualidade. E esteja sempre atento ao controle de estoque, prazos de validade e conservação dos produtos.

Atenção às finanças

Esteja sempre com controles financeiros preenchidos, impostos pagos, questões contábeis e de recursos humanos em dia. A atenção ao administrativo em geral cabe à você, bem como identificar e prever possíveis problemas.

Tenha um fluxo de caixa saudável e preveja um bom capital de giro. Cartões de crédito e vales-refeição, por exemplo, podem retornar os valores cobrados via administradoras em prazos longos, alguns passando de 30 dias.

Planejamento é tudo quando falamos em empreender. Para restaurante, bar, lanchonete é ainda mais importante, visto que se trata de um mercado muito competitivo e que ainda pode oscilar por fase, temporada, ou com restrições severas como vimos nesta pandemia.

Dúvidas frequentes sobre como montar um restaurante

Qual a melhor forma de fazer o controle financeiro do meu restaurante?

Há opções de softwares de gestão financeira tanto pagos quanto gratuitos, mas de nada adianta utilizar uma ferramenta e não usar todas as suas funções. Se o seu projeto ainda é muito inicial, anote como puder todas as informações sobre finanças e deixe para contratar alguma solução quando estiver num ponto mais adiante.

Posso utilizar o investimento em boas práticas e bons produtos como marketing para mostrar o cuidado e a qualidade do meu restaurante?

Pode e deve! Se o seu restaurante utiliza bons parceiros, marcas renomadas e que já tenham credibilidade, mostre isso aos seus clientes. Selos de qualidade, certificados de boas práticas, podem ser exibidos de forma elegante utilizando pequenos quadrinhos ou molduras. Capriche!

Como selecionar o melhor ponto para abrir meu negócio?

Alguns pontos podem ajudar nessa pesquisa inicial, então considere analisar: se o ponto é acessível; se o fluxo local é favorável a vendas espontâneas; se há outros comércios na região e se outros empreendedores estão satisfeitos com o local; e se precisará de estacionamento no local ou algum parceiro ao lado.

Após essa análise inicial, acreditamos que ficará mais fácil identificar as oportunidades e partir para a negociação.