Como montar um bar: checklist básico e dicas para seu negócio decolar

Muitos jovens adultos, ou não tão jovens assim, já pensaram em como montar um bar e até ter amigos como sócios. Mas, entre abrir um bar e saber como montar um bar de sucesso, há um espaço de tempo e compreensão sobre empreendedorismo. Fique ligado!

Invariavelmente, começar um negócio do zero exige planejamento. Não pule esta etapa, sem um bom business plan, o seu empreendimento, por menor e mais simples que você ache que seja, nunca desconsidere esse processo. Ok? Então, para falarmos em como montar um bar, também iniciaremos por aí!

Neste planejamento, você vai acabar contemplando tudo o que precisa saber, prever e visualizar para entender como abrir um bar de sucesso e ter segurança neste investimento. Anote aí!

Objetivos para abrir o seu próprio negócio

Investir requer que objetivos claros estejam alinhados para não gerar perda de recursos e nem frustrações pessoais. Saiba o seu real motivo e objetivo com abrir o próprio bar, restaurante, lanchonete, enfim, com seu empreendimento seja ele qual for, ok?

Qual modelo de bar você pretende abrir e quais estruturas serão necessárias

Seu bar terá cozinha? Qual tipo de atendimento você irá proporcionar? Hoje em dia há modelos de bares em que o cliente vai a um terminal automático, faz seu próprio pedido, paga e apenas retira o pedido no balcão, por exemplo. 

Quais produtos você irá oferecer

Quais bebidas serão ofertadas? Cerveja artesanal, drinks, café, sucos especiais e feitos na hora? Liste quais  opções você deve ter e o que será necessário para prover cada item, tanto em insumos quanto em mão de obra.

Elabore com cuidado os cardápios e se certifique de que terá lucro em todos os itens. Não adianta querer vender muito barato e sair no prejuízo. Há consultorias especializadas em engenharia de cardápio, inclua esse item no seu orçamento.

Qual investimento inicial você dispõe para essa empreitada

Se você já fez essa reserva de dinheiro para empreender com mais folga, ou mesmo se você fizer um empréstimo para realizar esse sonho, coloque um teto de gastos para não estourar o orçamento inicial.

Onde será o seu bar

Localização é ponto-chave para qualquer comércio, mas quando falamos de bar, é muito mais importante. Verifique se a vizinhança comporta o seu tipo de bar para não ter reclamações de vizinhos, por exemplo.

Qual o seu perfil de público-alvo, quem serão seus clientes

Claro que quando a ideia de abrir um bar vem à cabeça já nos imaginamos com uma roda de amigos por ali, não é mesmo? Mas nunca se limite ao perfil dos seus amigos para identificar clientes, ok? Pondere pelo menos três tipos de consumidores que você deseja que frequentem seu estabelecimento.

Pesquise os concorrentes e aprenda com eles

Se o seu bar será aberto numa região movimentada e que tem outros bares, faça contatos e até amizade com os seus concorrentes. Quem sabe, inclusive, juntos possam criar ofertas em parceria.

Confira quais itens são servidos, de que forma, como os clientes avaliam esses locais, etc. Isso ajudará a entender melhor o comportamento de consumo das pessoas no entorno.

Lista de fornecedores

Tenha sempre bons fornecedores e parceiros. Isso é vital em qualquer negócio, de qualquer segmento. Além de utilizar boas marcas, já conhecidas por consumidores. Isso não apenas nos rótulos das bebidas ou na elaboração de cardápios.

Essa percepção pelos clientes faz muita diferença. Se um visitante chegar no seu bar e ver que os copos são lavados com CIF Lava-louças Concentrado para Diluir, por exemplo, já saberá que a limpeza faz parte dos atributos que recebem muita atenção no local.

Equipe e treinamento

Para ter uniformidade na qualidade de atendimento, invista em treinamentos recorrentes. Deixe sua equipe instruída e segura, envolva seus pares em boas práticas e premiações. Pessoas são os ativos mais preciosos de uma organização.

Marketing e vendas

Com tudo isso posto e decidido, liste quais ações precisará estabelecer para potencializar suas vendas. Consulte e contrate, se possível, uma empresa ou profissional especializado e fique atento aos processos ágeis para aprovações e recursos que serão necessários para os tipos de publicidade.

Com essas dicas, você já sabe como montar um bar simples, ou pelo menos quais itens precisam de atenção ainda no estágio de planejamento. E bar é coisa séria, apesar de parecer fácil e sem complicação, com certeza você não quer desperdiçar recursos, não é mesmo?

Dúvidas frequentes sobre como montar um bar

Como abrir um barzinho daqueles com mesas na calçada?

Vamos lá, primeiro é importante compreender que a diferença de como montar um barzinho simples e como montar um bar é apenas o tamanho do comércio e do montante necessário para investir no negócio. O processo é o mesmo. 

Qual tipo de bar faz mais sucesso?

Não há uma classificação de sucesso por tipo de bar, mas sim pelo projeto geral. A sugestão é seguir também o seu perfil. Se você gosta de cerveja, por exemplo, terá mais afinidade com este tema e estudar e aprender sobre isso será, em tese, mais natural. 

Mas nunca desconsidere os processos do planejamento, independente do segmento que você irá empreender.

Abrir um bar com amigos é uma boa ideia?

Abrir um negócio em sociedade pode ser realizado com amigos ou não. Considere o perfil dos possíveis sócios e envolva-os em todas as etapas do projeto, desde o planejamento. Dessa forma, durante essa jornada vocês irão conhecer um ao outro não apenas na “mesa do bar”, mas nos bastidores, nos negócios, estabelecendo uma relação de confiança para além da amizade. Isso é o mais importante.