Como montar lavanderia: o guia para iniciar seu negócio

Está pensando em abrir um negócio, mas não sabe no que investir, nem como começar? Aprenda como montar lavanderia e garanta o sucesso do seu investimento.

Quase todo mundo já sonhou em abrir seu próprio negócio, não é mesmo? Uma das principais dificuldades iniciais, entretanto, é saber no que investir. No texto de hoje, trouxemos uma dica de um empreendimento rentável e que nunca sai de moda: as lavanderias. Confira então como montar lavanderia.

Cada vez mais as pessoas passam tempo fora de suas residências, ou envolvidas com trabalhos e projetos, e, por isso, não sobra tempo para os afazeres domésticos, como é o caso da lavagem de roupas. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como montar lavanderia e manter-se em um mercado em constante desenvolvimento e alta lucratividade.

Primeiramente, é preciso decidir entre as duas modalidades de lavanderia: industrial ou doméstica. A lavanderia industrial atende principalmente grandes empresas, com alto volume de roupas, e tem como finalidade atender redes hoteleiras, hospitais, indústrias, motéis, entre outros.

A lavanderia doméstica, por sua vez, tem como público-alvo as pessoas comuns, com baixo volume de roupas. Geralmente estão localizadas perto de grandes empreendimentos residenciais, ou de alta concentração populacional.

Para montar uma lavanderia industrial, um alto volume de capital é necessário, pois é preciso de um grande espaço, pessoas capacitadas e diversos tipos de equipamentos como: aquecedor de água, calandra dobradeira e passadora, envolvedora, seladora, cortadora de roupa, ferro de engomar roupa, além de produtos profissionais como OMO Lavanderia 10l.

Apesar de requerer um elevado investimento inicial, com o grande volume de roupas recebido de empresas, a lavanderia industrial tem se tornado, cada vez mais, um investimento com retorno rápido e garantido.

Entretanto, se você não conta com um capital inicial elevado ou tem medo de investir alto em um novo empreendimento, saiba que existem opções mais baratas para iniciar seu novo negócio.

Você quer saber como montar lavanderia pequena ou uma lavanderia self service? Separamos abaixo dicas de como abrir lavanderia e garantir que seu negócio seja um sucesso.

Para montar lavanderia de pequeno porte, é preciso pensar, primeiro, na localização do seu negócio. Procure locais com alta densidade populacional e onde não exista muita concorrência.

Dimensione o seu espaço para garantir maior eficiência: estima-se que um espaço de 50m² necessite de no mínimo duas máquinas de lavar roupa de 8kg, uma máquina de lavar roupa de 16kg e dois secadores de roupas de 16kg de capacidade.

Escolha seus equipamentos com cuidado, procure máquinas que ofereçam qualidade na higienização, economia, praticidade, eficiência, e que sejam de fácil manutenção.

Compre produtos de qualidade: oferecer não apenas roupa limpa e cheirosa, mas também hospitalidade, é essencial para esse tipo de empreendimento. Por último, procure oferecer serviços extras, como o leva e traz ou o serviço de passar roupas, que podem ser o diferencial do seu negócio.

Você sabe o que é e como abrir lavanderia self service? A vantagem de montar esse tipo de negócio é a pouca ou nenhuma necessidade de mão-de-obra. Escolha bem o local do seu negócio. Geralmente, as pessoas que buscam esse tipo de serviço são as que passam muito tempo no trabalho. Por isso, é preferível que a lavanderia esteja próxima a grandes centros comerciais.

Dimensione seus equipamentos conforme a demanda e a quantidade de espaço, a disposição e o número de equipamentos podem garantir um retorno mais rápido. Ofereça outros tipos de serviços, como: café, televisão e wi-fi. Afinal o cliente deve ficar à vontade enquanto lava suas roupas.

Agora que você já sabe como iniciar a sua lavanderia, vem a dica mais importante! Para garantir o sucesso de uma lavanderia profissional, é necessário pensar nos mínimos detalhes: a localização conforme a demanda, máquinas de qualidade tanto em limpeza quanto economia de água e energia, produtos e métodos mais adequados para cada tipo de roupa, profissionais capacitados, divulgação e pensar no cliente, oferecendo aquele algo mais que todo negócio de sucesso faz para se sobressair no mercado.

Dúvidas frequentes sobre como abrir uma lavandeira

Como abrir uma lavanderia profissional de sucesso?

Para abrir uma lavanderia profissional de sucesso, você vai precisar escolher uma boa localização, equipamentos que ofereçam qualidade, economia, praticidade e robustez, profissionais qualificados e oferecer sempre um serviço de qualidade e focado nas necessidades do cliente.

O que preciso para montar lavanderia de pequeno porte?

Para montar uma lavanderia de pequeno porte, é preciso dimensionar o espaço conforme a quantidade de clientes que possam ser atendidos simultaneamente, estima-se que um espaço de 50m²  necessite de no mínimo duas máquinas de lavar roupa de 8kg, uma máquina de lavar roupa de 16kg e dois secadores de roupas de 16kg de capacidade.

Quero abrir uma lavanderia self service, podem me dar mais dicas?

Uma lavanderia self service é aquela em que o cliente pode trazer suas roupas para o estabelecimento e, neste caso, faz a lavagem por conta própria. O dono do estabelecimento, por sua vez, oferece os equipamentos e materiais necessários. Para abrir uma lavanderia self service, é necessário máquinas de lavar e secar roupas na quantidade que supra a demanda do local.