Como fazer delivery: 9 passos para começar o seu negócio

Um serviço consciente e planejado deve ser o pilar principal de como fazer delivery. A experiência do cliente precisa seguir o padrão como se fosse no restaurante, tendo os alimentos boa aparência, temperatura adequada e boas condições de segurança.

Não muito tempo atrás a variedade de delivery se resumia em pizza, hambúrguer e algumas opções das redes de fast-food. Com a chegada dos aplicativos de entrega essa variedade cresceu e, desde o início da pandemia, as proporções foram tão grandes que hoje há mais demanda do que restaurantes e por isso é cada vez maior a procura por orientações de como fazer delivery. 

Montar um delivery é sem dúvida um negócio lucrativo, mas o sucesso está no planejamento e serviço oferecido. Por isso, as nove dicas abaixo irão orientar esse planejamento para que o delivery seja assertivo. 

9 passos para saber como fazer um delivery de sucesso

  • Pesquisa: Entender primeiro a região da entrega, preços aplicados, onde está seu potencial cliente, idade, hábitos dele, quais os comércios da região. Para essa pesquisa, você pode aderir o bom e velho boca a boca ou também usar ferramentas do Google Maps, público do Facebook, enfim, são inúmeras as formas para iniciar essa pesquisa.
  • Cardápio: Parece básico, mas aqui está um ponto bem crítico do negócio. Ter um cardápio diversificado implica em ter estoque, processo de compras e espaço de armazenamento. Isso pode encarecer a operação. Portanto, elabore o cardápio com base nos resultados da pesquisa realizada (passo 1).
  • Estrutura separada: Caso você já tenha o comércio em ponto físico, tente manter separada a operação do salão e a operação do delivery. Assim, será possível deixar estoque separado, verificar no dia a dia o tempo de demora de um pedido, entre outros. Isso serve também para limpeza, jamais deixe bancada de preparo sujas de um preparo para o outro, CIF Desincrustante 5L pode auxiliar nisso.
  • Embalagem: Outro ponto importante é o investimento em embalagem. Alguns alimentos não combinam com tempo: batata frita, sushi, sorvete. Por isso, elaborar muito bem o cardápio e procurar a melhor embalagem para cada um deles será o momento de definir se seu delivery terá sucesso ou não. A embalagem ideal é a melhor forma de garantir que a experiência do cliente será a mesma como se ele estivesse em um restaurante. Atualmente no mercado, existe embalagem a vácuo, alga embalada para temaki (assim ele ficará crocante), embalagens de isopor por dentro para sorvetes. Enfim, há uma infinidade de opções, basta se informar e não abrir mão do investimento.
  • Entrega: Essa é uma decisão complexa e estratégica. Mas hoje você tem quatro opções para entrega:
    • A) ter um funcionário fixo e uma moto/carro para isso;
    • B) Ter um parceiro freelancer que terá um contrato direto com você, mas ficando disponível apenas nos dias que você precisar;
    • C) Empresa terceirizada, onde o custo é um pouco mais alto, mas você não terá problemas com a falta de funcionários;
    • D) o entregador do próprio aplicativo. Converse com outros donos de delivery para tomar a sua decisão.
  • Divulgação: A divulgação online do seu negócio é indispensável. Use as redes sociais para isso. Instagram, Facebook, Google Meu Negócio, Pinterest, WhatsApp e TikTok são formas mais baratas de divulgação. Mas vale lembrar que aqui também é necessário uma estratégia. Não basta apenas publicar uma postagem e aguardar o retorno. É preciso investir, anunciar e se dedicar. Se preciso, conte com uma empresa ou profissional da área para te ajudar.
  • Aplicativo: A indicação é começar com apenas um aplicativo de entrega e ir agregando os demais aos poucos. Assim não corre o risco de ter uma demanda maior do que a capacidade produtiva do seu delivery.
  • Fidelização do cliente: Já foi falado anteriormente sobre a importância da gestão da experiência do cliente, certo? Então, novamente, ter um cliente fidelizado que será advogado da sua empresa, fã da sua marca e irá propagar isso para quem conhecer irá custar até 600% menos do que conquistar um novo cliente. Além de saber que estão gostando do seu delivery, será extremamente gratificante e possibilitará novos passos.
  • Cliente oculto: Tudo pronto? Vamos? Hora de ir. Porém, tem sempre algo a melhorar e “recalcular a rota” para garantir ainda mais sucesso. Tenha por hábito fazer o teste de cliente oculto, pedindo delivery em nome de um amigo ou pessoa próxima para para sentir a experiência como cliente comum e ter sua própria percepção do pedido, e caso necessário ajuste o que precisar. 

Invista em conhecimento, treinamento e informação. Essa é a melhor forma de um negócio estar sempre em crescimento. E essa busca não pode cessar, pois com o passar do tempo e da tecnologia, novas soluções aparecerão e estar sempre adequado ao mercado é o que fará seu restaurante, bar e padaria ter um delivery de sucesso. 

Dúvidas frequentes sobre como fazer delivery

Qual comida vende mais em delivery?

Depende muito da região de atuação e do público alvo. É importante entender o que o cliente procura e aí sim toda comida será um sucesso. 

Por que é importante saber como fazer um delivery?

Conhecer sobre o assunto e planejar muito bem a operação fará com que você poupe esforços e recursos financeiros. 

É obrigatório um restaurante ter delivery? 

Não, não é obrigatório. Se o entendimento for que a operação não compensa ou que será necessário investimento, sem dúvida, o melhor é se preparar e aguardar o momento certo.