Código de defesa do consumidor para restaurantes: atenção a direitos e deveres

Você sabia que tem que zelar pela integridade física e moral de seus clientes? Justamente! Conheça mais sobre o código de defesa do consumidor para restaurantes e esteja atento às suas obrigações.

Se você está pensando em empreender e abrir um restaurante ou se já deu o primeiro passo e está desenvolvendo esse projeto, atenção ao código de defesa do consumidor para restaurantes. Esse assunto é de extrema importância e por isso vamos falar sobre ele.

É preciso compreender que o direito do consumidor restaurante pode envolver situações problemáticas, infelizmente comuns no dia a dia desses estabelecimentos. O segredo é saber como evitar e lidar com essas possíveis crises, de forma que seus clientes percebam o cuidado que você tem tanto na prestação de serviço quanto no atendimento. Estar bem preparado ainda pode evitar prejuízos financeiros sérios.

Você sabia que no momento em que seu cliente entra no seu estabelecimento,  você tem responsabilidade pela integridade física e moral dele? Exatamente, neste sentido, é obrigação do empreendedor zelar pela segurança, sanidade e atendimento dos clientes.

Com isso esclarecido, pode-se imaginar o que acontece caso algum desses pilares for negado ao consumidor. Prejuízos financeiros e crise de imagem e reputação podem ser incalculáveis.

Um exemplo muito prático que não deveria mas, infelizmente, pode acontecer é a contaminação alimentar. Esse tipo de problema pode gerar uma crise de imagem muito grave junto à opinião pública, com resultados sem precedentes, além dos possíveis ônus com processos judiciais reparatórios.

E se essa intoxicação alimentar vir a resultar numa fatalidade, o peso pela perda deve se somar a uma indenização à família da vítima para o resto da vida. Por isso, jamais se deve negligenciar os protocolos sanitários, ainda mais em tempos de pandemia, essa política de conservação é praticamente um investimento no negócio.

Outras preocupações, infelizmente bem comuns e necessárias, são com furtos ou assaltos a consumidores, além de possíveis conflitos entre os próprios clientes dentro do estabelecimento.

Todas as situações citadas são, claro, para evidenciar o tipo de ocorrência ruim que pode prejudicar não só o saldo financeiro de um restaurante, mas causar danos irreparáveis em sua marca e imagem.

Para evitar e até se resguardar em cenários como os mencionados, siga algumas dicas e boas práticas:

Invista em Tecnologia

Ter um sistema de vigilância automatizado combinado com seguranças pessoais e treinamentos constantes vai permitir que você e sua equipe estejam preparados para lidar adequadamente com eventuais problemas.

Atenção aos feedbacks

Se um cliente sinaliza um problema com o produto ou serviço, sua equipe tem que reportar imediatamente ao gerente ou responsável de turno para que o retorno seja rápido. 

Caso seja um produto fora do padrão, vale a pena a retratação e reposição do item. E se esse processo é feito com cordialidade, o cliente tende a ter mais empatia e paciência, de forma que o problema se encerra ali mesmo, sem desgaste ou repercussões negativas externas.

Qualidade e padronização

A obrigação básica de um estabelecimento comercial é entregar exatamente o que se propõe a vender. Se você vende chocolates, o cliente compra e você os entrega, certo? Com restaurantes é a mesma coisa, não caia na cilada de promover fotos de produtos e serviços que não oferece.

Seja transparente até no tipo de publicidade que você faz. Conquiste clientes pelo bom senso e pela qualidade, não por marketing exagerado, enganoso ou abusivo. Ah e seja sempre claro em relação aos preços, inclusive em promoções que apontem descontos.

Consistência e bom atendimento

É de bom tom deixar uma cópia do cardápio na porta do estabelecimento e se certificar de que ele informa corretamente os produtos e preços, se aceita ou não esta ou aquela forma de pagamento e também o horário de funcionamento, bem como a política de reservas.

Isso faz parte de um bom atendimento, que começa antes mesmo do cliente entrar no seu restaurante. Outro ponto importante e que todos os clientes reparam já da porta é a limpeza geral do local e dos utensílios.

Nada de copo marcado e pratos manchados. Conte com bons fornecedores que possam garantir o KIT Máquina de Lavar, por exemplo, que deixa as louças higienizadas e brilhantes. 

No caso do atendimento por delivery, sempre supervisione para que tudo esteja de acordo com o prometido e atenção ao prazo de tempo para que as entregas sejam feitas dentro do limite.

Atenção às boas práticas, bom treinamento de equipe e padrão de qualidade é o segredo para uma gestão tranquila do seu restaurante, bar, lanchonete

Dúvidas frequentes sobre código de defesa do consumidor para restaurantes

Se o cliente tiver algum problema no meu restaurante e eu não estiver presente, qual a melhor forma de contornar essa situação?

A melhor forma é ter uma equipe bem treinada e atenta. Delegue a responsabilidade de conter essas crises ao gerente, ou profissional de sua confiança para aquele turno. E sempre peça para que seja informado o quanto antes sobre o ocorrido. Se necessário, acione seu jurídico para consultar uma solução adequada.

O que fazer se o cliente estiver errado em alguma situação e gerar conflito?

A melhor condução é sempre no sentido de acalmar e resolver a situação. Em casos de violência, chame a polícia imediatamente e acione sua equipe jurídica.

Como proceder quando pedirem um item do cardápio que acabou, sou obrigado a repor esse item?

Use o código de defesa do consumidor para restaurantes também a seu favor. Consulte qual a indicação para cada caso. Mas, normalmente, é melhor sugerir opções de itens semelhantes para que o cliente escolha.