Cloud Kitchen: cozinha compartilhada vai de tendência à protagonista no delivery de gastronomia

Solução para pequenos e médios negócios da gastronomia, as chamadas cloud kitchens podem facilitar a gestão do delivery com acesso a equipamentos em ambiente limpo e apropriado.

Estudos sobre os muitos efeitos sociais e econômicos estão sendo realizados desde o começo da pandemia e um deles aponta que o Brasil é destaque no segmento de delivery na América Latina. Com esse cenário, o setor de alimentos e bebidas foi um dos mais impulsionados, abrindo caminho de mão dupla para um nicho chamado cloud kitchen, que é o de cozinhas industriais, sem salão, que podem ser utilizadas em formato compartilhado. Ou seja, um coworking gastronômico.

Com todas as restrições que se fizeram necessárias por causa da pandemia, o mercado de gastronomia migrou por um longo tempo para o formato delivery e também foi um dos focos para quem precisou mudar de área profissional e empreendeu em um pequeno negócio culinário. 

Nos dois casos, investir em dark kitchen, outras das definições populares para essa modalidade de cozinhas, foi a salvação de muitos empreendedores, que precisavam de uma solução com custo menor do que os tradicionais imóveis com salões, mas que também proporcionasse acesso a equipamentos especializados e a um ambiente limpo que seguisse todos os protocolos sanitários do pré e do pós Covid-19.

Esse ecossistema de cozinha fantasma também permite uma gama maior de opções para comercialização. À medida que os consumidores acessam cardápios online em plataformas de entregas e e-commerce, também é mais maleável a forma de consumo, pois a marca que está vendendo e o cliente que está comprando podem combinar entrega por portadores ou retiradas.

É possível ainda comprar de um endereço e direcionar a entrega para outro, já que as ghost kitchens, em tradução livre cozinhas fantasmas, termo muito utilizado nesses casos, podem ampliar o alcance de restaurantes em bairros que inicialmente já não estavam no raio de entrega de sua sede ou matriz, por exemplo.

Além da comodidade em se alugar uma cozinha 100% pronta, o restaurante dark kitchen pode ser uma excelente forma de networking. Como há intercâmbio de utilização dos espaços, também há oportunidades de novos contatos com parceiros, fornecedores, equipes de limpeza profissional, equipe de cozinha, entre outros.

Apesar de ser uma forma mais acessível em se iniciar ou operacionalizar um negócio da gastronomia, também há pontos de atenção em dark kitchen delivery. Ao selecionar uma cozinha fantasma para ser o local para a produção do seu restaurante digital, o empreendedor deve avaliar quesitos como: licenças dos órgãos competentes para funcionamento, condições gerais e técnicas do espaço a ser utilizado, limpeza e perfeita higienização do ambiente e dos utensílios, funcionamento e controle de temperatura de câmaras frias e estufas, por exemplo.

Fique sempre atento se o que foi contratado está sendo entregue. Por exemplo, a limpeza de uma cloud kitchen não é feita da mesma forma do que a cozinha residencial e esse é um dos fatores mais importantes de todos os itens que podem causar sérios riscos ao seu negócio. Confira sempre se a limpeza e higienização foi realizada com produtos próprios para o ambiente de cozinha profissional, como o Kit Cozinha da Unilever PRO.

Outra questão a ser planejada é o valor do aluguel versus tempo de produção. Entre os problemas das dark kitchens está o volume de ofertas, sendo assim, a competição no mercado e nas plataformas nem sempre é leal. Dessa forma, avaliar o cenário como um todo antes de partir para uma operação gastronômica é vital para que o negócio, não importa o tamanho ou vertente, possa colher bons resultados e se torne um modelo próspero de renda e até de geração de empregos.

Atuar em um ambiente colaborativo pode facilitar ainda a logística de quem está começando um negócio de gastronomia. Seja com as plataformas de delivery mais conhecidas, que enviam seus portadores para atender ao seu pedido, ou com cooperativas e aplicativos de terceiros, o apoio nesse sentido também é mais abrangente.

Isso se dá porque os algoritmos dos aplicativos leem que há um movimento maior próximo a sua localização, já que são várias marcas juntas atuando em delivery, e isso gera uma prévia de profissionais cobrindo determinado raio de entrega.

Planejamento e atenção são primordiais para quem está começando e para quem está modificando seu empreendimento. Pesquisar e contar com os melhores fornecedores em serviços, limpeza, entrega e estruturas é fundamental.

Dúvidas frequentes sobre cloud kitchen

Quais os maiores desafios em se apostar numa dark kitchen?

Não ter uma fachada com o visual do seu restaurante pode ser o primeiro desafio, pois os clientes terão que encontrá-lo já no ambiente online que é bem concorrido. Isso requer muito planejamento de negócio e inclui uma atenção especial ao marketing. Divulgar corretamente pode posicionar sua marca e até mudar indicadores de vendas. Além dos pontos que já foram citados sobre documentação, limpeza, etc. Esteja atento aos detalhes.

Além de ser mais barato, qual a melhor vantagem de ter um restaurante digital?

Citamos acima a possibilidade de networking e isso abre portas para negociações melhores em muitos sentidos, com fornecedores e parceiros em comum, por exemplo. Mas, sem dúvidas, poder contar com uma cozinha industrial, equipada, limpa com produtos próprios que vão higienizar de verdade o ambiente, como a linha Unilever PRO, que é especial para limpeza e desinfecção de restaurantes, e prontinha para utilizar, diminuindo o investimento inicial e reduzindo as problemáticas administrativas, é a melhor vantagem.