Clean Label: veja a importância de ter um rótulo com informações claras e objetivas

Se um produto alimentício não leva aditivos, conservantes e nenhum outro químico ou artificial ele é considerado clean label. Mas, você sabe como ele é feito e conservado para ser comercializado?

Há muito se fala “você é o que você come” e nunca se discutiu tanto sobre as composições dos alimentos. Seja pelas preocupações com a saúde humana, ou com a produção fabril que podem degradar o meio ambiente, consumidores estão cada vez mais exigentes no que tange às informações dos produtos em rótulos, por isso, é importante saber no que consiste um clean label, em tradução simples “rótulo limpo”.

Se o produto é natural, não tem conservantes, realçadores de sabor, transgênicos, corantes e tantos outros artificiais ou químicos que alterem seu estado, isso tem que estar muito evidente. Até porque as pessoas hoje estão mais preocupadas e querem saber o que estão consumindo.

Essas informações são essenciais, por exemplo, para quem está lutando contra a obesidade, tentando controlar hipertensão ou diabetes, e outras doenças relacionadas à alimentação. As pessoas buscam alimentos com menos açúcares, gorduras e sais, porque a necessidade de consumir alimentos mais nutritivos e saudáveis vem crescendo. 

Um clean label, rótulo limpo, sempre traz informações nutricionais do produto, como a composição, lista de ingredientes, valor nutricional e data de validade. Esse conceito vem da ideia de fornecer um alimento saudável com uma rotulagem clara e enxuta, assim qualquer pessoa consegue identificar de forma simples o que contém no alimento que está adquirindo. E o que estudos e pesquisas indicam é que esses alimentos estão ganhando grande espaço em mercados, lojas próprias e até na internet.

Como ele é feito e conservado para ser comercializado

Um alimento clean label substitui o que seria um aditivo químico por um item natural, utiliza-se poucos produtos diferentes, evita conservantes e derivados. Pode parecer simples, porém exige normalmente uma quantidade maior de ingredientes naturais, um cuidado especial com armazenamento e transporte. 

Os processamentos básicos pelos quais ele pode passar são moer, desidratar, pasteurizar, refrigerar, congelar, fermentar, entre outros, e passar por eles não quer dizer que são menos saudáveis.

Um produto clean label exige cuidado com todo o processo de fabricação, do fornecedor ao processamento, envasamento e distribuição. Para preservação do alimento deve ser feito um controle microbiológico como a pasteurização ou secagem ou envase asséptico, entre outros processamentos que diminuem a quantidade disponível no alimento para microrganismos. Dependendo do alimento produzido, é claro. O que vai garantir a qualidade do alimento final. 

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2020, determinou em uma nova legislação a transparência na rotulagem de alimentos, visando facilitar a interpretação dos rótulos pelo público. Dessa forma, as tabelas nutricionais e listas de ingredientes devem ficar mais visíveis para o consumidor. 

Além de toda essa clareza, quem busca por produtos clean label também se importa com o meio ambiente e questiona. Os produtores devem mostrar que fazem sua parte para serem sustentáveis. 

Ser Eco-friendly é não causar danos ambientais ou ter impactos reduzidos em comparação a outros produtos e situações, é ser sustentável e consciente. Precisa prezar pela valorização dos produtos locais, alimentos orgânicos, evitar desperdício e produtos de origem animal. 

Eco-friendly é a prática de consumo verde, onde o consumidor além de comprar produtos saudáveis, busca alimentos ecologicamente corretos. Para isso tudo será contabilizado, desde a escolha da embalagem, o modo de preparo, ingredientes e práticas da empresa. E os consumidores não consomem menos, aqueles que buscam estão dispostos a pagar um pouco mais caro por produtos mais naturais e que contribuam de alguma forma para a causa ambiental.

Com todas essas informações muito esclarecidas, fica mais fácil incorporar esse tipo de alimento ao seu negócio, seja ele um comércio de alimentos ou restaurante, por exemplo. E outro quesito importante para preservar os itens, não somente os clean labels, mas todos, é a higienização e desinfecção do que será utilizado no preparo de pratos e receitas, para isso use Desinfetante Hortifruti Cif 1L, que é ideal para desinfetar frutas, legumes e verduras, rende 200 procedimentos de desinfecção e tem ação rápida de desinfecção em apenas 5 minutos.

Dúvidas frequentes sobre clean label

Como começar a consumir produtos clean label?

Você pode iniciar trocando pequenos alimentos do seu dia a dia. Comprando de um pequeno produtor que tem sua horta em menor escala e não utiliza conservantes, passando a pesquisar e ler os rótulos dos alimentos no supermercado e fazer as alterações.

O que é um produto clean label?

Um exemplo básico é o extrato de tomate em comparação ao molho de tomate. Leia ambos os rótulos. No extrato de tomate a composição é tomate, sal e açúcar, já o molho de tomate tem mais vários ingredientes e conservantes. Esteja atento, não é uma regra, mas é um exemplo simples. Pesquise e leia o rótulo antes de comprar, verifique se é mesmo um alimento clean label.

Onde posso encontrar produtos clean label?

Hoje você já consegue encontrar em algumas redes de supermercados uma boa variedade, em outros uma quantidade menor de produtos, você também pode comprar direto do fabricante ou pela internet.