Calandra Lavanderia: como funciona e quais são seus principais benefícios

Descubra as vantagens de contar com a Calandra Lavanderia no seu estabelecimento.

Passar e secar ao mesmo tempo com máximo desempenho é o maior desejo de qualquer empresário no ramo de lavanderias. Roupas secas e passadas com extrema precisão são resultados da utilização da Calandra Lavanderia, uma máquina que possui rolos ou barras compressoras capazes de alinhar o tecido completamente, disponível no mercado principalmente no modelo elétrico.

Em geral, essa função serve para peças grandes, evitando a dificuldade de passá-las à mão. Esse equipamento tem se tornado cada vez mais indispensável nas lavanderias profissionais.

No início, a calandra era um instrumento mais frequente na indústria têxtil, finalizando a produção de diversos moldes. Depois de um longo processo recebendo acabamento na costura, tinta e outros aditivos químicos, a roupa fica amassada. Portanto,  o objetivo com seu uso é garantir melhorias no aspecto do tecido. Assim, o item já sai das fábricas pronto para ser vendido em loja.

Atualmente, esse é o alcance dentro de uma lavanderia: a calandra é capaz de restaurar e renovar uniformes, roupas de cama em grande escala, roupas de banho, entre outras peças do dia a dia.

Existem inúmeros modelos de calandra industrial para atender a cada demanda especificamente. Sendo assim, seu custo-benefício fica ainda melhor.

Se você ainda não possui uma, sua empresa pode iniciar com uma compra que caiba no bolso e esteja alinhada à necessidade da sua operação. A maioria aquece e é ligada à energia elétrica, possuindo dispositivos específicos com o objetivo de promover mais segurança para os funcionários.

Listamos, a seguir, quais são os principais benefícios da calandra de passar roupa. Confira.

Rapidez e produtividade

Desenvolvida para atender grandes volumes, a calandra para lavanderia, mesmo quando operada por uma pessoa, reúne produtividade e alto desempenho. Basta ajustar o tecido na superfície e puxar. O processo leva poucos minutos para concluir o ciclo de passar e secar. Indicado no manuseio de peças lisas e com poucos detalhes, potencializa a qualidade dos serviços prestados.

Praticidade

Lençóis, toalhas e demais tecidos extensos são trabalhosos para lavagem, secagem e para passar. Com a estrutura da calandra, o processo é mais fácil e ágil. O esforço do colaborador responsável, por exemplo, ficará concentrado na avaliação da qualidade final. Essa medida evita erros, poupa a energia para que seja direcionada a aumentar a entrega do cliente final, e gera mais satisfação. 

Redução de custos

Hoje em dia, além da facilidade de encontrar calandra industrial para lavanderia à venda, não faltam opções de marcas. Tal fator barateou a fabricação das calandras pela concorrência e, na tentativa de começar, é possível encontrar ferramentas mais populares. Facilitando os procedimentos internos, a empresa não só aumenta a produção, mas também economiza energia, água e outros recursos essenciais principalmente por conta do funcionamento mesmo depois de aquecida.

Eficaz

Como outros maquinários, a calandra industrial de passar roupas tem o objetivo de conferir efetividade aos procedimentos. Contudo, sua eficácia é incomparável às atividades realizadas à mão.

Precisa na sua ação, potencializa o efeito dos limpadores, mas normalmente a alta temperatura no processo de passadoria da roupa, quando a calandra está muito quente, faz com que a roupa perca o perfume gostoso do amaciante. E para isso, a recomendação é utilizar Comfort Perfect White, pois sua fragrância  é mais intensa e permanece na roupa.

Pesquise e determine qual é a melhor calandra para a sua lavanderia de acordo com o histórico ou previsão de pedidos. Algumas roupas terão de ser passadas normalmente, por conta da fragilidade, mas, em geral, com exceção das peças que devem ser esterilizadas, a maioria dos tecidos sem aspereza pode ser finalizada por esse mecanismo.

Dúvidas frequentes sobre calandra lavanderia

O que é calandra de passar roupa?

A calandra industrial para lavanderia é um equipamento com rolos ou base de comprimir. Ao passar e secar ao mesmo tempo, atende grandes volumes e à necessidade de roupas lisas. Funciona a partir de mecanismos elétricos e hidráulicos, permanecendo em operação após o seu aquecimento.

Por que usar a calandra para lavanderia?

Os principais benefícios da calandra são a rapidez e a produtividade ao passar uma grande quantidade de roupa de forma instantânea, a praticidade, a redução de custos e a eficácia. Seu uso é necessário para conferir qualidade aos serviços até mesmo em lavanderias pequenas.

Quais os melhores produtos usados na lavagem das roupas antes da calandra?

Os produtos que não podem faltar na lavagem das roupas são aqueles que limpam e amaciam, como sabão em pó e amaciante. É claro que a calandra de lavanderia tem um papel fundamental na finalização, mas todos os processos contam. Escolher os melhores produtos de limpeza é essencial para obter resultados que te diferenciam dos concorrentes.